A Unimed Caçador iniciou esta semana as palestras alusivas ao Outubro Rosa edição 2016.
Este ano a campanha sai da cooperativa e se estende até empresas e organizações. A primeira ação aconteceu na quarta-feira (19), com a palestra “A correlação entre a incidência do câncer de mama e o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, e Fisioterapia pós-mastectomia”.
O encontro foi conduzido pela fisioterapeuta Cristianne Confessor Castilho Lopes e alunos do curso de Fisioterapia da Uniarp, Géssica Bonaldo, Jucerlei de Oliveira e Dionatan Camargo.
A palestra aconteceu no Auditório da Unimed Caçador e contou com a presença das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, entidade apoiadora à iniciativa, e dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC de Caçador.
Cristianne falou que o câncer de mama é causa mais frequente de morte por câncer em mulheres e que no ano de 2012 houve um milhão e 500 mil novos casos registrados de CA de mama no mundo. “Até o ano de 2025 a estimativa é surjam 20 milhões de novos casos, ressaltando que a incidência da patologia é menor nos países menos desenvolvidos e maior nos países mais desenvolvidos”.
As informações são resultados de tese de mestrado que Cristianne concluiu recentemente. A profissional pesquisou 164 países de vários lugares do mundo, levantando informações sobre o câncer de mama e explanou sobre os fatores de risco, considerados e mais acentuados pela Sociedade Americana de Câncer. A causa se resume a fatores genéticos com estilo de vida, hábitos reprodutivos e o meio ambiente . “A taxa de incidência do câncer de mama varia muito de acordo com o grau de desenvolvimento sócio-econômico, mas os números apontam incidência maior nos países com IDH mais elevado”.
Na FRAMEPORT
A segunda ação aconteceu quinta-feira (20), quando a ginecologista e obstetra, médica cooperada Dra. Daniela Kist Busnardo, proferiu uma palestra na empresa Frameport para as suas colaboradoras. O encontro teve como pauta, sintomas, cuidados e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.
A médica alertou sobre a realização e a importância de se fazer mamografia anualmente, especialmente para as mulheres acima de 40 anos. “O câncer de mama, se diagnosticado precocemente, tem 90% de chance de cura. Por isso a mulher precisa dar atenção ao seu corpo”, explicou.
Com relação ao câncer de colo de útero, dra. Daniela foi enfática ao alertar sobre a transmissão do vírus. “O HPV, vírus promotor do câncer de colo de útero, é transmitido através do contato, podendo ficar anos sem se manifestar no organismo do portador. Ele só vai se manifestar quando a pessoa ficar com a imunidade baixa, por exemplo. Portanto, muitas pessoas convivem com o vírus sem saber, pois ele é assintómático”.
A médica comentou ainda também sobre a vacina contra o HPV, a qual o governo disponibiliza a meninas entre 11 e 13 anos. Ela destacou que existe um tabu e um preconceito de muitas mães a não incentivarem suas filhas a se vacinar. “Pessoal, você levar sua filha para vacinar, sem custo algum, é você estar dizendo para ela ‘minha filha você nunca terá câncer de colo de útero’. Algumas mães tem receio de levar por vários fatores. Mas precisamos mudar este pensamento. É a oportunidade de prevenir suas filhas”.
Nesta sexta-feira a palestra acontece na empresa Tedesco, com o médico ginecologista e obstpetra, m~edico coperado Dr. Francisco Antônio Ogibowski.
EM TEMPO: Paralelo às palestras, a Unimed Caçador tem o Posto Beira Rio como parceiro este ano, que incrementou a fachada do seu estabelecimento com banners e acessórios em favor da campanha contra o Câncer de Mama (Outubro Rosa) e Câncer de Próstata (Novembro Azul). Algumas colaboradoras também passarão o mês utilizando as camisetas da campanha da Unimed, que tem como mote “Juntos cooperando contra o câncer”.