Notícias de Caçador e Região

Com folhas congeladas, SC tem ‘combo’ de nevoeiro, frio de -6°C e vento de 130 km/h

A madrugada desta segunda-feira (19) foi gelada em Santa Catarina. Ventos de 130 km/h foram registrados em Bom Jardim da Serra, na Serra, segundo a Epagri/Ciram. Em Vargem Bonita, no Oeste, a mínima chegou a -6,8°C.

A combinação de baixas temperaturas e forte nevoeiro deixou as folhas e árvores congeladas, especialmente nos pontos mais altos do Estado.

No Vale do Cruzeiro, em São Joaquim, a cerca de 1.600 metros de altitude, um fenômeno conhecido como sincelo congelou a superfície e deixou as folhagens branquinhas. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, é algo comum nessa época do ano.

A previsão de -9°C deve ser concretizada na próxima madrugada, quando as temperaturas despencam e o frio mais intenso do ano deve ser registrado.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins explica que os ventos fortes não são tão incomuns. No entanto, na escala Fujita, que mede a intensidade das rajadas, a velocidade de 130km/h equivale à classificação F1, ou seja, a passagem de um tornado. Em Siderópolis, no Sul do Estado, os ventos chegaram a 95km/h.

Na região Oeste, no interior de Guatambu e Chapecó, houve a formação de geada. Por volta das 8h, os termômetros marcavam -3°C, conforme Piter Scheuer e o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.

Assim, o ar polar em Santa Catarina deixou as mínimas próximas ou abaixo de 0°C entre o Oeste e os Planaltos.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.