Tradicionalmente previsto para ser concluído em nove meses, o atual curso de formação de soldados da Polícia Militar de Santa Catarina foi reduzido em 60 dias. Os 711 homens e mulheres que participam do treinamento iniciado em 1º de junho estavam programados para começar a atuar profissionalmente somente em março de 2017. Agora as formaturas estão previstas para 20 de dezembro deste ano, com pouco menos de sete meses de duração das atividades.
O edital aberto para o concurso que selecionou os servidores previa “aproximadamente oito meses” para a formação. No entanto, o reduzido efetivo atual nas ruas do Estado ajudou na aceleração do processo. Atualmente, SC tem o menor número de policiais dos últimos anos. São 10.615 servidores em atuação, de acordo com o Portal da Transparência. Como nessa conta estão soldados em formação, hoje são menos de 10 mil profissionais em operação.
A justificativa oficial para a redução, segundo a corporação, é que algumas disciplinas foram condensadas. O comandante-geral da PM em SC, coronel Paulo Henrique Hemm, garante que o resultado final não será comprometido com a redução do tempo e junção de algumas matérias estudadas. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo de formação é de 12 meses.
O presidente da Associação Catarinense de Praças de Santa Catarina (Aprac), Edson Fortuna, diz não ver problema na redução do curso de formação desde que seja cumprida a carga horária. O tempo das atividades é regrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Segundo Fortuna, aqui em Santa Catarina houve remanejamento de horários e a transferência de disciplinas presenciais para online:
— Não vemos problema. Foram alteradas disciplinas essencialmente militares, mas não foi mexido nas principais como polícia ostensiva, legislação penal, entre outras.
Fonte: Michel Teixeira Notícias