Santa Catarina enfrenta falta de profissionais qualificados quando o assunto é motorista das categorias D e E, conforme dados do Sest Senat. No Estado há mais de 12 mil oportunidades abertas para essa categoria e governo estadual tem planejado uma forma de resolver essa escassez de profissionais. Uma maneira encontrada é a criação de um programa, chamado ‘CNH Social Emprego na Pista’, que é elaborado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e que deve ser lançado no fim de novembro.
Segundo o órgão, por ser voltado à empregabilidade, há uma grande chance que os beneficiados que irão fazer mudança de categoria para D e E já saiam do programa com, pelo menos, uma entrevista de emprego engatilhada.
Já referente ao fornecimento de CNH na categoria ‘A’, a intenção é tirar da informalidade um número muito grande de motofretistas, além de qualificá-los para o mercado de trabalho.
O objetivo do programa, além de fornecer o documento de forma gratuita à população de baixa renda, é proporcionar qualificação também. O Detran informou que para todas as categorias haverá cursos de qualificação, além dos teóricos e práticos que já são exigidos para conseguir a CNH.
‘CNH Social Emprego na Pista’ em ajustes finais
O Detran informou que o programa está em fase dos ajustes finais e ainda pode sofrer algumas modificações até o lançamento, que está previsto para a segunda quinzena de novembro
Nesta etapa atual são realizadas reuniões, para apresentar o programa ao público interno. Além da busca por possíveis parceiros, como: médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores.
Conforme explicou o órgão estadual, após o lançamento serão abertos os editais de credenciamento para os parceiros que quiserem aderir ao ‘CNH Social Emprego na Pista’. Na sequência, será a vez das pessoas que têm interesse em ser beneficiada com o programa.
A expectativa que o projeto já entre em vigor no início de 2024.
Com informações ND Mais