Search
Close this search box.

Com alta demanda por motorista, governo de SC pretende lançar programa que fornece CNH gratuita

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

CNH

Santa Catarina enfrenta falta de profissionais qualificados quando o assunto é motorista das categorias D e E, conforme dados do Sest Senat. No Estado há mais de 12 mil oportunidades abertas para essa categoria e governo estadual tem planejado uma forma de resolver essa escassez de profissionais. Uma maneira encontrada é a criação de um programa, chamado ‘CNH Social Emprego na Pista’, que é elaborado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e que deve ser lançado no fim de novembro.

Segundo o órgão, por ser voltado à empregabilidade, há uma grande chance que os beneficiados que irão fazer mudança de categoria para D e E já saiam do programa com, pelo menos, uma entrevista de emprego engatilhada.

Já referente ao fornecimento de CNH na categoria ‘A’, a intenção é tirar da informalidade um número muito grande de motofretistas, além de qualificá-los para o mercado de trabalho.

O objetivo do programa, além de fornecer o documento de forma gratuita à população de baixa renda, é proporcionar qualificação também. O Detran informou que para todas as categorias haverá cursos de qualificação, além dos teóricos e práticos que já são exigidos para conseguir a CNH.

‘CNH Social Emprego na Pista’ em ajustes finais

O Detran informou que o programa está em fase dos ajustes finais e ainda pode sofrer algumas modificações até o lançamento, que está previsto para a segunda quinzena de novembro

Nesta etapa atual são realizadas reuniões, para apresentar o programa ao público interno. Além da busca por possíveis parceiros, como: médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores.

Conforme explicou o órgão estadual, após o lançamento serão abertos os editais de credenciamento para os parceiros que quiserem aderir ao ‘CNH Social Emprego na Pista’. Na sequência, será a vez das pessoas que têm interesse em ser beneficiada com o programa.

A expectativa que o projeto já entre em vigor no início de 2024.

Com informações ND Mais

LEIA TAMBÉM: Comissão aprova projeto de lei que proíbe mulheres trans em modalidades esportivas femininas em SC

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp