As fortes chuvas deixaram 1.173 pessoas fora de casa em Santa Catarina até a manhã desta segunda-feira (5). Diante disso, o Estado disponibilizou R$ 2,7 milhões para assistência humanitária a 20 municípios afetados.
Foram entregues colchões, itens de higiene pessoal e limpeza doméstica, água potável e alimentos.
Segundo a Defesa Civil, 30 cidades estão em situação de emergência. Santo Amaro da Imperatriz, que foi extremamente afetada, declarou calamidade p0ública. Há 935 moradores desalojados, ou seja, em casa de amigos e parentes, e 238 desabrigados, que recorreram aos abrigos municipais.
Os desabrigados estão em Joinville (168); Tubarão (43); Jaraguá do Sul (10); Rodeio (8); Guaramirim (5) e Campo Alegre (4).
Já os desalojados se concentram em Joinville (520); São Bento do Sul (220); Tubarão; Luiz Alves (34); Timbó (30); Campo Alegre (20); Rio dos Cedros (20); Benedito Novo (12); Garuva (10); Araquari (9); Gaspar (4); Itapoá (2); Schroeder (3) e Pomerode (1).
Na tarde deste domingo (4) a quarta vítima das enchentes foi confirmada. O corpo do bombeiro militar Tiago José Teodoro foi encontrado no Rio Itajaí-Açu.
As outras três mortes foram um homem eletrocutado em Palhoça, ao tentar atravessar uma via alagada; um homem soterrado em Brusque; e outro homem em Gravatal, que morreu por causas naturais em um abrigo, conforme o órgão estadual.
SC segue com alertas de temporais
Todas as regiões de Santa Catarina seguem em alerta para temporais, inundações, enxurradas e deslizamentos nesta segunda-feira (5). A combinação das altas temperaturas e umidade favorece pancadas de chuva, descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de ventos em todo o Estado.
As regiões no leste do Estado, sobretudo a Grande Florianópolis, amanheceram com chuva persistente nesta segunda. A formação de uma área de baixa pressão, somada ao calor e umidade do ar, influenciam na ocorrência de temporais, diz a Defesa Civil.
Porém, entre a tarde e noite, as pancadas de chuva se estendem por todo o Estado, com chance de temporais isolados em todas as regiões.
Com informações ND Mais