Devido aos fatos que aconteceram ontem, e por eu ter uma participação nisso, resolvi adiantar a coluna dessa semana. Quem tem certa assiduidade nas redes sociais, em especial o Facebook, deve ter visto ou estar vendo o problema que gerou as fotos da BMW e da Range Rover Evoque, os quais estavam estacionados de forma irregular, vária vezes, no local destinado a veículos de emergência nos dois hospitais de Caçador.
Eu recebi as fotos de ambos os carros nessa situação, publiquei na minha página no Facebook, um Bombeiro compartilhou, um Jornal de Caçador publicou o que o Bombeiro havia postado e por conta disso vem o infeliz comentário do proprietário destes veículos.
Inicialmente vamos esquecer o erro de português e se ater ao fato do proprietário dos veículos estar errado em todas as situações, sendo necessário tecer alguns comentários.
Primeiro: O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, entidade esta que atua também junto aos hospitais, onde coincidentemente o proprietário dos veículos trabalha, é uma das instituições mais respeitada do município, senão a mais respeitada, prestando serviço de forma brilhante e que toda a população (menos o proprietário dos veículos) apoia e tem orgulho do trabalho prestado;
Segundo: se trata de uma entidade onde os profissionais que desempenham atividades voltadas à população, são extremamente qualificados, com os mais variados cursos e especializações, alguns destes até mesmo fora do Brasil, o que faz com que a Corporação de Caçador seja considerada uma das melhores do Estado. Mas, provavelmente o proprietário dos veículos não saiba, seja pelo fato de não ser daqui, seja por nunca ter necessitado do atendimento dos bombeiros, seja por não ter um convívio com as pessoas de Caçador, apenas desempenha suas atividades profissionais na cidade.
Uma pena é ver nosso Município, o qual tem muitos profissionais exemplares na área da saúde, receber uma pessoa de fora, que além de desrespeitar as Leis de trânsito, pode causar uma tragédia apenas por seu comodismo, vem falar mal de uma entidade que tem todo o respeito e admiração da comunidade caçadorense e do Estado.
Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, acredito falar em nome de toda população caçadorense, menos do proprietário dos veículos flagrados estacionados em local proibido, onde o local é destinado a veículos para transporte de pessoas (ambulâncias): vocês são sim, nosso orgulho.
Somos gratos pelo serviço prestado por todos vocês e sabemos e acreditamos na competência do trabalho prestado. Não compartilhamos com o infeliz comentário do proprietário dos veículos (infrator), aliás, repudiamos tal comentário e suas atitudes enquanto motorista e cidadão caçadorense.
A frase é popular e tem um sentido que representa exatamente o momento: Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador – “TAMO JUNTO!!!”
Rodrigo H. Carvalho.