Na frente
Colombo será reeleito. Isso já se tornou fato praticamente consumado.
Na frente 1
A reeleição de Colombo (PSD) está cada vez mais consolidada pelas pesquisas. Ele está disparado na frente dos seus adversários. Pesquisa encomendada pela RIC do Instituto Mapa aponta o governador com 41,4% das intenções de votos.
O segundo lugar é Paulo Bauer (PSDB), com 15,4% e, o 3º, Claudio Vignatti (PT), com 7,9%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada nos veículos de comunicação da RIC e nos jornais da ADI.
Na frente 2
Algumas questões são óbvias: a candidatura de Paulo Bauer não decolou. Mesmo contando com o apoio do PP, o tucano é ruim de voto. Foi eleito senador pela influência de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e pouco apareceu com benefícios para Santa Catarina no seu mandato.
Além disso, boa parte do PP e do próprio PSDB, que estava alinhada com o governador Colombo, não “botou fé” na candidatura de Bauer. Bem diferente do PMDB que, lógico, não vai confiar seus votos aos tucanos e, mesmo a contragosto em alguns lugares, está se empenhado pela reeleição do governador.
Na frente 3
Vignatti seria uma boa saída para os descontentes, mas, apesar de ser um profundo conhecedor do Estado e dos seus problemas, não conseguiu uma boa coligação e ficou sozinho. Historicamente, o PT não é forte em Santa Catarina e sozinho a situação piora ainda mais.
Sirley fora
Sirley Ceccatto (PSD) não esquentou o banco na SDR. No cargo de diretora geral, ela ficou 123 dias (4 meses) e não conseguiu o que seria a sua intenção: novamente se lançar no cenário político local e ficar em destaque.
No seu mandato, a SDR sofreu com escândalos e denúncias, mas de obras e trabalho pouca coisa apareceu.
De acordo com as Fontes do Além, até uma “caça às bruxas” começou ser feita pela equipe na SDR, buscando falhas dos secretários anteriores.
Por causa disso, recursos que seriam destinados para municípios da região foram se perdendo e o saldo de Sirley à frente da Diretoria Geral da SDR foi extremamente negativo.
Ela vai agora ocupar um cargo no Instituto de Previdência, substituindo Arnaldo Bertott (PSDB). A troca? De um cargo político para um técnico, onde a sua visibilidade será ainda menor. Se os planos de Sirley eram de voltar ao cenário político, parece que ficaram ainda mais distantes.
Por sinal, o substituto de Sirley na SDR é Célio Moreira Becker, até então um desconhecido do meio político.
Marçal dentro
O arquiteto Newton Marçal Santos, que já ocupou o cargo de secretário Regional, está de volta à SDR. Ele assume a gerência de Infraestrutura, onde também atuou por muitos anos.
Zilda dentro
Zilda Albuquerque a gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Administração
Mais nomeações e exonerações podem acontecer nos próximos dias. Uma delas é na gerência de Administração, cargo que o secretário Imar Rocha já garantiu que é da sua cota pessoal.
Aumento na conta de luz
A conta de luz vai aumentar em mais de 22%. Ninguém vai entrar com uma ação no Ministério Público para tentar impugnar esse aumento abusivo e bem acima da inflação?