A Clínica Escola do Curso de Fisioterapia da UNIARP é destinada ao atendimento fisioterapêutico de pessoas da comunidade e também para a prática profissional, com realização de estágios curriculares obrigatórios para a formação dos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIARP. Na Clínica são realizadas aulas práticas e atendimentos para a comunidade através do Projeto Social e dos estágios obrigatórios. De janeiro a julho deste ano foram realizados mais de 2.700 atendimentos em estágios curriculares. Em 2016 foram realizados cerca de 9.500 atendimentos.
Os estágios são divididos em três grandes áreas: Comunitária, Clínica Escola e Hospitalar, os quais subdividem-se em Dermatofuncional, Ortopedia, Ergonomia, Fisioterapia Aquática, Neurologia, ESF, Cardiorrespiratória e Neurologia, além do projeto Clínica Escola de Fisioterapia UNIARP para a Comunidade.
Uma das pacientes mais antigas da Clínica Escola é a dona de casa Maria Jaci de Souza, 66 anos, moradora do bairro Berger. Ela rende elogios para toda a equipe da Clínica e para a Universidade. “É maravilhoso o trabalho realizado aqui na Clínica Escola. Eu sou atendida aqui há muitos anos. Agora estou realizando sessões de tratamento na ortopedia. Tenho desgaste no joelho, nos quadris e problema na coluna. Eu também faço sessões de cardiorrespiratória. O atendimento é excelente, sou recebida sempre com muito carinho pelas estagiárias e pelos professores”, relata.
Projeto social
Na Clínica Escola de Fisioterapia, além dos atendimentos realizados nos estágios, a comunidade é atendida também no projeto “Assistência Fisioterapêutica para a Comunidade”. O atendimento é exclusivo para pessoas carentes e sempre com prescrição médica. O projeto tem como objetivo geral possibilitar o acesso da comunidade carente do município ao serviço de fisioterapia em sua dimensão clínica e ambulatorial. O Projeto foi criado para atender a lista de espera dos estágios curriculares e garantir mais um serviço de qualidade para a comunidade caçadorense. Os acadêmicos de Fisioterapia, com a supervisão de professores, realizam atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, desportiva e neurologia. Em 2016 o Projeto Clínica Escola de Fisioterapia UNIARP para a Comunidade, coordenado pela professora Daniela dos Santos, realizou 377 atendimentos.