Ícone do site Notícia Hoje

Clientes acusam assessoria de cobrança, de Caçador, de ameaças e humilhações por telefone

Man screaming at cell phone

Matéria alterada às 10h29 do dia 3 de setembro de 2016 para correção da titulação de Alexander Paulo Olsen. Em vez de advogado, como havíamos erroneamente publicado, ele é gerente de cobranças. 

Alguns clientes acusaram uma assessoria de cobrança, de Caçador, de ameaças e humilhações por telefone. De acordo com as informações obtidas pelas pessoas, que preferiram não se identificar, as atendentes ligam e tentam intimidar, usando expressões como “você vai acabar no Fórum” ou “se não comparecer aqui até tal dia, sua dívida vai acabar no Fórum”.

Publicidade

Em outro caso, as cobranças foram feitas em pleno ambiente de trabalho, inclusive, com recados deixados para os patrões dos funcionários, que seriam os devedores.

Uma mãe, que chegava no hospital com o filho com pneumonia, foi uma das supostas vítimas. “Eu informei para a atendente que estava entrando no hospital e expliquei a situação. De pronto, ela me disse: você acha que eu sou boba, que vou acreditar em você?”, contou, emocionada a mãe.

Estas formas de atendimento, na interpretação do Procon, podem ser enquadradas no Artigo 42 do Código do Consumidor. “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”, diz o artigo.

De acordo com o diretor do Procon, de Caçador, Carlos Pegoraro, denúncias sobre a prática da mesma assessoria de cobrança já foram feitas ao órgão. “Essas práticas de ameaça ou semelhantes se enquadram ainda nos parágrafos 4º e 5º do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que citam o fato de se prevalecer da fraqueza ou ignorância do consumidor”, completou.

Esse seria o caso da expressão “Fórum”, que, para pessoas mais humildes, pode parecer uma grave ameaça e fazer com que fique com medo.

O que diz a assessoria

Procurada, a assessoria de cobrança se manifestou, através do gerente de cobranças Alexander Paulo Olsen. Segundo ele, nunca houve reclamações a respeito do serviço realizado pela empresa. “Ninguém gosta de ser cobrado e, por isso, é mais fácil inventar alguma coisa do que admitir a conta”, ressaltou.

Além disso, de acordo com Alexander, o trabalho realizado pelas atendentes é cordial e todas as ligações são gravadas. “Se acaso acontecesse algo semelhante a estas denúncias, seria demissão na hora. Estou sempre atento e nunca vi nada parecido acontecer aqui”, completou, salientando que os funcionários recebem treinamento especializado para bem atender os clientes.

Sair da versão mobile