As cinzas do vulcão Calbuco, em erupção no Chile, já podem ser vistas no céu de Caçador.
Visualmente, para quem não tem experiência, é difícil diferenciar as cinzas daquele aspecto nubladinho. Parecem nuvens altas, os chamados cirros, mas são as cinzas, afirma o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.
Imagens de satélite mostram uma mancha amarela (veja abaixo) se afastando do Rio Grande do Sul à medida em que avança sobre Santa Catarina. Mas a gente deve ter isso sobre todo o estado no fim de semana, alguns modelos mostram que pode chegar ao Paraná, diz Puchalski.
O meteorologista acredita que, desta vez, dificilmente ocorrerá precipitação dessas cinzas em direção ao solo. Não influencia na saúde, talvez não atrapalhe os aeroportos, a não ser que diminua muito o teto.
Cabulco
O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, no Chile, entrou em erupção na quarta-feira, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado 54 anos adormecido. O Calbuco tem 2 mil metros de altura e está a mil quilômetros ao sul de Santiago.








