Cidades de Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira (5). Há condições para formação de neve a partir do período da tarde por causa da intensa onda de frio combinada com a baixa pressão do ar e entrada de umidade.
Urupema registrou a menor marca do estado, com -4,3°C. No Morro das Torres próximo do topo da colina, houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos, congela e forma cristais de gelo.
Conforme a Central NSC de Meteorologia, a sensação térmica às 8h foi de -13°C, segundo o parâmetro internacional da NOAA (na sigla em inglês).
Já em outras tabelas de conversões meteorológicas, utilizada pelo Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, a velocidade do vento foi de 57 Km/h às 6h e a sensação térmica chegou a -25°C.
No decorrer da manhã, a intensidade das rajadas diminuiu, mas a temperatura se manteve na média de -4°C. Por volta das 8h, a velocidade foi de 48 Km/h, o que provocou a sensação de -21ºC.
Ainda conforme a Epagri/Ciram, os dados levam em consideração a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.
Temperaturas mínimas
Ainda conforme a Epagri/Ciram, oito municípios registraram mínimas negativas:
Previsão do tempo
O sol deve aparecer em todas as regiões, mas nesta sexta-feira terá a presença de mais nuvens.
Na Serra, a temperatura máxima não deve passar de 5°C e tem chance de chuva fraca. Em áreas do Oeste, a marca deve chegar até 10°C.
Já na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense, as máximas devem ficar entre 16°C e 18°C. No Sul do estado, será de 13°C.
Com informações G1 SC