Ciclone provoca chuva volumosa e risco de alagamentos em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A atuação de um ciclone extratropical na região costeira de Santa Catarina acendeu um alerta dos órgãos de segurança estaduais para este fim de semana. O fenômeno trará chuva persistente e volumosa a partir de domingo (5), com risco de alagamentos e deslizamentos, conforme nota da Defesa Civil.

 

Segundo a Defesa Civil, o ciclone deverá atuar principalmente na região do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, sobretudo nas áreas serranas. A previsão indica riscos associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

 

No Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, estão previstos temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com riscos de alagamentos pontuais, informa o órgão estadual.

 

Conforme o alerta, a condição de chuva persistente e volumosa que inicia no domingo (5) se mantém ao longo da segunda-feira (6), quando devem ser observados os maiores acumulados.

 

Temporais no sábado

Neste sábado (4), o tempo é instável. A manhã foi marcada por chuva isolada em áreas do Meio-Oeste, mas o sol apareceu em grande parte das regiões. A partir da tarde os temporais se deslocam em direção ao litoral, até chegar no oceano ao longo da noite.

 

Os temporais devem vir acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas intensas de vento e também com chuva pontualmente intensa em curto período de tempo.

 

O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e postes e danos na rede elétrica. As áreas em verde do mapa abaixo, indicam risco baixo, já as em amarelo são as áreas em observação para eventuais ocorrências em razão dos temporais.

 

Máximas de 30ºC

Na tarde de sábado, as temperaturas máximas se aproximam dos 35°C no Litoral Sul, variam de 23°C a 28°C nos Planaltos e de 28°C a 32°C nas demais regiões.

 

O domingo tem mínimas entre 13°C e 16°C nos planaltos e de  16°C a 21°C nas demais regiões ao amanhecer. À tarde as máximas se aproximam dos 30°C na maior parte do estado. A exceção é a área entre o Planalto Sul e o Litoral Sul onde variam entre 20°C e 24°C.

 

Com informações ND+

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp