Regiões do Planalto Sul de Santa Catarina registraram ventos de até 117 km/h neste domingo (23), por causa da passagem de um ciclone extratropical, na altura do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
O valor máximo foi registrado no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, por volta das 21h. Até as 10h desta segunda-feira (24), 237 unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica por causa da ventania.
Em São Joaquim, são 871 casas sem luz na manhã desta segunda. O município também sofreu com ocorrências neste final de semana. Durante o domingo, por exemplo, bombeiros tiveram que se deslocar para atender ocorrência de queda de árvores em rodovia.
Mais ao Sul, em Siderópolis, a velocidade do vento chegou a 116,42 km/h às 17h, segundo balanço da Epagri/Ciram. Não há registro de queda de energia, na manhã desta segunda, no local.
Agora, a tendência é de tempo mais calmo na região. “A massa de ar seco chega e o vento volta a ficar tranquilo”, informa o meteorologia da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
Na Grande Florianópolis, onde unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia elétrica, neste domingo, por causa dos ventos, o valor máximo foi de 43,56 km/h.
“Se esse vento já foi sentido assim, imagina lá [no Planalto Sul], que foi o dobro da velocidade”, compara Martins.
Frio à vista
Nos próximos dias são as temperaturas que devem cair no Estado. Isso por causa de uma massa de ar fio e seco, que tende a deixar o céu aberto.
Na manhã desta segunda-feira, Bom Jardim da Serra já registrou -1,6°C entre as 6h e 7h. Urupema, na mesma região, marcou -0,74°C uma hora depois. Os valores são computados pela Epagri/Ciram.
Com informações ND Mais