As chuvas causaram uma série de problemas na cidade
A BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Caçador, trabalha intensamente para evitar eventuais impactos no sistema de abastecimento de água da cidade devido ao aumento do nível do Rio do Peixe.
O grande volume de chuvas acumulado nos últimos dias, intensificado com as pancadas de chuvas que voltaram a atingir a cidade desde o final da tarde de quarta-feira (11), ocasionou a súbita elevação do nível da água, fazendo com que o Rio do Peixe saísse de sua calha normal e invadisse as suas margens, ocasionando grande aumento da movimentação do rio. Consequentemente, há arraste de materiais, principalmente das margens, gerando grande impacto nas características da água bruta captada.
O plano de ações emergenciais executado pelas equipes da concessionária, de forma ininterrupta desde a tarde de quarta-feira (11), tem sido crucial para manter o sistema de produção e distribuição de água para toda cidade.
Os trabalhos da BRK para mitigação dos danos continuam em andamento, garantindo o abastecimento de água para todas as residências na cidade. Contudo, é possível que situações de intermitência ainda sejam percebidas nas áreas mais altas de Caçador. Neste sentido, recomenda-se o consumo consciente, evitando desperdícios.
Dicas de consumo consciente:
- Cronometre o banho e desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e se ensaboar;
• Desligue a torneira quando não estiver usando, por exemplo, enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou a louça;
• Limite o uso da máquina de lavar e, quando possível, utilize-a em seu nível máximo de água e em ciclos completos de lavagem;
• Reaproveite a água da máquina de lavar;
• Não lave calçadas com mangueiras e prefira usar vassouras;
• Feche bem as torneiras;
• Lave o carro com baldes.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento também está disponível pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.