A previsão do tempo, segundo a Epagri/Ciram, indica que a primeira quinzena do mês de junho deve ter frentes frias, mais umidade e mais chuva em todas as regiões de Santa Catarina.
De acordo com o órgão, entre os dias 3 e 4 há previsão de chuva bem distribuída, e ocorrência da mesma também no período que vai entre 9 e 12 de junho.
Contudo, ainda não há previsão de uma reversão no quadro da estiagem, que acomete diversas regiões do Estado.
“Para julho e agosto, permanece uma previsão de chuva entre a média e abaixo da média climatológica, ocorrendo de forma mal distribuída e irregular”, afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram.
As regiões mais afetadas pela estiagem nos últimos meses são o Litoral e o Vale do Itajaí. Em abril e maio, o percentual ficou com total de 20% e 40% da média climatológica do mês.
E nas regiões Oeste e Meio Oeste há maior elevação, com acumulados que ultrapassaram os 150mm em maio, alcançando a média histórica do mês.
“Com a formação de uma nova frente fria que vai passar em Santa Catarina, virão chuvas mais significativas, com previsão de maiores acumulados, em valores que variam de 40mm a 60mm, podendo também ocorrer percentuais maiores”, observa Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.
Com informações ND Online