Chuva pode provocar alagamentos e deslizamentos nesta quinta em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Santa Catarina segue com alerta de “atenção” para ocorrências como, por exemplo, alagamentos e deslizamentos por conta das chuvas ao até o fim da tarde desta quinta-feira (20).

De acordo com a Defesa Civil estadual, a presença de instabilidades na atmosfera combinada com uma área de baixa pressão favorece a ocorrência de temporais em todo o Estado.

A chuva inicia no Extremo Oeste durante a tarde desta quarta e se desloca para as demais regiões entre o fim da noite e a madrugada da quinta-feira acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Ainda conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, as regiões em laranja tem risco alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa como, por exemplo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As áreas em amarelo é moderado e baixo em verde.

O amanhecer terá temperaturas entre 12°C e 19°C, sendo as menores na porção central. Na parte da tarde, as máximas podem se aproximar dos 29°C, sendo as mais altas nas cidades do Litoral e Vale do Itajaí.

O vento será do quadrante Norte a Noroeste com fraca a moderada intensidade. Porém, a quinta pode contar com rajadas ocasionais entre 40 km/h e 60 km/h no Grande Oeste, planaltos e áreas do litoral.

Como se proteger e evitar acidentes

Por conta disso, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Em local abrigado, fique longa das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Já em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas, não dirija em locais alagados e evite pontilhões e pontes submersas.

A orientação para cenários de deslizamentos de terra é observar a inclinação de postes e árvore ou qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residência. Assim como o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Confira as temperaturas por região nesta quarta-feira:

Litoral Norte: 19°C/25°C;

Planalto Norte: 15°C/20°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/25°C;

Grande Florianópolis Serrana: 16°C/23°C;

Vale do Itajaí: 17°C/25°C;

Litoral Sul: 17°C/25°C;

Planalto Sul: 12°C/19°C;

Meio-Oeste: 13°C/19°C;

Oeste: 15°C/22°C;

Extremo Oeste: 15°C/20°C.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp