Notícias de Caçador e Região

Chuva de meteoros deve ser registrada em Santa Catarina

Chuvas de meteoros devem ser registradas neste final do mês de julho, de acordo com informações divulgadas pela reportagem do site G1. O alerta foi divulgado pela entidade nesta terça-feira (27) pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Para quem tiver curiosidade para observar o fenômeno, o melhor horário de observação está previsto para entre 22h e 0h30.

A chuva de meteoros, chamada Delta Aquáridas do Sul ocorre nesta sexta-feira (30) e deve ter em torno de 16 meteoros por hora. Já na quinta-feira (29), ocorreu a chuva de meteoros denominada de Alfa Capricornídeas. Os meteoros da Delta Aquáridas do Sul são, geralmente, fracos e não apresentam trilhas persistentes no céu, enquanto que o Alfa Capricornídeas é mais luminoso e produz explosões.

Chuva de meteoros

O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa a atmosfera em altíssima velocidade. Quando entra na Terra, esse fragmento comprime e aquece rapidamente o gás atmosférico, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado), que brilha por um determinado período de tempo.

“Entretanto, em certas épocas do ano, a Terra atravessa uma área do céu que possui uma quantidade maior de detritos deixados por cometas ou asteroides. Quando isso ocorre, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo, formando as chuvas de meteoros”, explica a Bramon.

Delta Aquáridas do Sul

A Delta Aquarídas do Sul é uma chuva mediana e sua atividade ocorre entre 12 de julho e 23 de agosto, e pode gerar até 16 meteoros na madrugada de 31 de julho.

Veja Também

Comentários estão fechados.