Chuvas de meteoros devem ser registradas neste final do mês de julho, de acordo com informações divulgadas pela reportagem do site G1. O alerta foi divulgado pela entidade nesta terça-feira (27) pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Para quem tiver curiosidade para observar o fenômeno, o melhor horário de observação está previsto para entre 22h e 0h30.
A chuva de meteoros, chamada Delta Aquáridas do Sul ocorre nesta sexta-feira (30) e deve ter em torno de 16 meteoros por hora. Já na quinta-feira (29), ocorreu a chuva de meteoros denominada de Alfa Capricornídeas. Os meteoros da Delta Aquáridas do Sul são, geralmente, fracos e não apresentam trilhas persistentes no céu, enquanto que o Alfa Capricornídeas é mais luminoso e produz explosões.
Chuva de meteoros
O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa a atmosfera em altíssima velocidade. Quando entra na Terra, esse fragmento comprime e aquece rapidamente o gás atmosférico, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado), que brilha por um determinado período de tempo.
“Entretanto, em certas épocas do ano, a Terra atravessa uma área do céu que possui uma quantidade maior de detritos deixados por cometas ou asteroides. Quando isso ocorre, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo, formando as chuvas de meteoros”, explica a Bramon.
Delta Aquáridas do Sul
A Delta Aquarídas do Sul é uma chuva mediana e sua atividade ocorre entre 12 de julho e 23 de agosto, e pode gerar até 16 meteoros na madrugada de 31 de julho.