Notícias de Caçador e Região

Chuva de granizo gera prejuízos a produtores rurais, de Caçador

O município de Caçador, assim como os municípios vizinhos, também sofreu com a chuva de granizo que caiu na tarde desta terça-feira, 27. No perímetro urbano não foi registrado nenhum dano, ao contrário do interior.

A Linha Rio Bugre, por exemplo, teve parreiras atingidas, assim como plantação de tomates e hortaliças.

O sistema antigranizo, com 30 geradores mantidos pela Prefeitura de Caçador, ajudou a minimizar os impactos do temporal na tarde desta terça-feira, 27. Mesmo assim, propriedades da Linha Rio Bugre registraram chuva de pedra e estragos em pomares e lavouras.

Os prejuízos ainda são avaliados, mas há registro de perdas significativas em pomares de pêssego, ameixa, maçã e uva, frutas que estavam prestes a ser colhidas. E ainda em lavouras de hortaliças em geral como cebola, tomate, pimentão, milho, soja, entre outras.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Caçador e região, Ezequiel Pirolli, afirma que as localidades afetadas foram Rio Bugre, Serra Azul e Taquara Verde.

“Pedimos que as autoridades façam alguma coisa pelos agricultores que mais uma vez enfrentam essa dificuldade das intempéries climáticas”, disse Pirolli.

Outra propriedade atingida foi da família Suzin. Segundo eles, este ano sofreu muito com as chuvas de granizo. Eles pedem um estudo de eficácia do sistema antigranizo ou ampliação das estações no interior para que assim não tenham mais danos deste porte.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Elói Bisotto, afirma que o antigranizo ajudou diminuir a intensidade do fenômeno, mas que o ideal era o funcionamento do sistema em toda a região.

“Sabemos que na divisa de Calmon há um problema e estamos procurando a solução, porque o Estado não passou os recursos para outros municípios. O ideal é que o sistema cobrisse toda a região”.

Os agricultores que tiveram perdas devem procurar a Defesa Civil para registro oficial da situação, com o objetivo de facilitar os laudos para acionar o seguro agrícola.

Com colaboração Rádio Caçanjurê 

Veja Também

Comentários estão fechados.