Notícias de Caçador e Região

Chega a 9,5 mil número de mortes por Covid-19 em SC

Santa catarina registrou mais 3,1 mil novos casos e 68 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o boletim do governo estadual divulgado neste domingo (21), desde o início da pandemia foram 764.299 pessoas diagnosticadas com coronavírus, sendo que 9.539 delas não resistiram e morreram por causa da doença.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicas para adultos com Covid está em 99,14% e há 397 pacientes na fila de espera por UTI. A quantidade de pessoas diminuiu em relação ao sábado, quando havia 426 pessoas na fila. Segundo levantamento feito pelo G1, pelo menos 169 pessoas morreram por causa da Covid antes de conseguir leito especializado.

 

Mesmo com a situação preocupante diante do aumento de casos e mortes e da ocupação de hospitais, neste fim de semana houve registros de aglomerações e eventos clandestinos foram flagrados. Desde sábado, Santa Catarina tem novo decreto que proíbe eventos, restringe horários de bares e outros estabelecimentos.

Mas o fim de semana também foi de imunização contra a Covid, com mutirão de vacinação em diferentes cidades. O balanço do total de doses aplicadas entre sábado e domingo não foi divulgado pelo estado, mas o movimento foi intenso em todo estado. Em São Francisco do Sul houve aglomeração.

taxa de ocupação na UTI do Sistema Único de Saúde é de 98,1%, contando UTI-geral e UTI-Covid. As regiões Oeste e do Vale do Itajaí são as mais cheias, com 99% dos leitos ocupados. Todas as demais regiões também estão com ocupação acima de 90%.

Se considerado somente os leitos de UTI para adulto com Covid, a ocupação é de 99,14%, com oito leitos disponíveis. Mas a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, na prática, não estão disponíveis.

Dos 1.377 leitos de UTI SUS para adultos em Santa Catarina, 1.351 estão ocupados, sendo 974 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

Na tentativa de ampliar leitos, o Governo do Estado enviou um documento ao Ministério da Defesa pedindo espaço na estrutura onde funciona o esquadrão de saúde de Base Aérea da Capital para possível abertura de 47 leitos de UTI.

Veja Também

Comentários estão fechados.