A Chapecoense deu início à pré-temporada, nesta sexta-feira, com a apresentação do seu elenco para 2017. Os cinco reforços que já haviam sido apresentados oficialmente – o zagueiro Grolli, os meias Nadson e Dodô e os atacantes Rossi e Niltinho – se juntaram a remanescentes do time de 2016. O atacante Wellington Paulista, emprestado pelo Fluminense, também estava no evento.
Sobrevivente da queda da aeronave da LaMia na Colômbia, que causou a morte de 71 pessoas, dentre elas grande parte do elenco da Chape, o zagueiro Neto esteve na apresentação do elenco e vestiu o uniforme de treinos da equipe. Neto, que estava de muletas, ainda não tem previsão de retorno aos gramados.
@ChapecoenseReal está sendo apresentada neste momento. Guerreiro, zagueiro Neto está no grupo. Momento importante: o recomeço. pic.twitter.com/YcACvercqd
— Rafael Henzel (@rafahenzel) 6 de janeiro de 2017
O técnico Vagner Mancini destacou a presença de Neto:
– A presença de Neto nos dá ainda mais força para que possamos fazer o que desejamos. Contamos com o apoio de todos – disse.
O diretor de futebol, Rui Costa, também comentou sobre a importância de o zagueiro Neto, mesmo ainda em recuperação da tragédia e sem condições de atuar:
– A presença do Neto é fundamental, é um parâmtero de qualidade moral – afirmou.
O presidente do clube, Plinio David de Nês Filho, falou em comprometimento:
– Desejo que 2017 a partir de agora uma nova caminhada, todos juntos, de mãos dadas. Às vezes caminhar desoladamente é mais depressa, mas não chega ao objetivo. Caminhamos todos juntos, com clareza, comprometimento e determinação para chegar ao objetivo final, que é a vitória – disse o dirigente.
Mancini, contratado para dirigir a reestruturação da Chapecoense, voltou a admitir dificuldades para buscar reforços no mercado e disse que o elenco não está fechado.
– É um desafio que vamos enfrentar, mas estou muito convicto de que vamos ter êxito. Existe uma energia muito grande em cima daquilo que vai ser realizado – disse o treinador.