Search
Close this search box.

Chance de neve? Queda brusca nas temperaturas acende alerta em SC com combo climático

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Frente Fria

A chegada nesta sexta-feira (29) de uma frente fria em Santa Catarina fez surgir nas redes sociais boatos sobre uma possível nevada. Mas não há ainda o menor indicativo de que o fenômeno possa ocorrer nos próximos dias, segundo meteorologistas.

Os moradores do Estado devem se preocupar em tirar do maleiro cobertas extras. O frio intenso permanecerá até domingo (31), com temperaturas que devem chegar a 0°C em algumas regiões.

O motivo de não ter sequer chance de neve é a falta dos “ingredientes” necessários ao fenômeno. “A massa de ar polar tem ingredientes. E faltam o ar frio e a manutenção de umidade, por exemplo”, diz o meteorologista Piter Scheuer. Se existe possibilidade, é a mais remota possível.

Segundo Scheuer, teremos dois momentos durante o frio nos próximos dias. O primeiro, que ocorre na noite desta quinta (28), é a “propagação de áreas de instabilidade reforçadas pelo ingresso de uma frente fria”, o que provocará temporais .

A Serra e o Oeste serão as primeiras regiões atingidas em Santa Catarina. No amanhecer a Grande Florianópolis, Norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e Planalto Norte estarão sob o efeito dessas áreas. Além do frio, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de temporais, ventos intensos, mar agitado, ressaca e alagamentos costeiros.

Os avisos apontam para rajadas de vento moderadas a fortes em Santa Catarina. Também está previsto mar agitado e ressaca até o próximo sábado (30), destaca o órgão.

Tempo melhorará logo em seguida

Os temporais serão provisórios, segundo Scheuer. O tempo vai melhorar gradativamente durante a manhã de sexta-feira, do Oeste ao Sul de Santa Catarina. A responsável por salvar o último dia da semana é uma massa de ar frio e seco. Ele entrará no Estado, garantindo sol e algumas nuvens.

“Essa massa de ar frio e seco consegue influenciar todas as regiões mantendo o tempo bom. É uma virada, com uma frente fria que passa, com a entrada de chuvas e temporais, e melhora com o afastamento”, ressalta. Ou seja, teremos frio e tempo firme.

As seguintes temperaturas mínimas devem ser registradas nesta sexta-feira:

Oeste: 4°C a 5°C  durante o amanhecer, e 13°C devem ser registrados durante a tarde;

Serra: 0°C a 4°C durante a manhã, e 13°C na tarde. No topo da Serra devem chegar a 8°C;

Litoral Sul: mínimas devem oscilar entre 10°C 12°C no amanhecer;

Grande Florianópolis e Norte: 12°C a 14°C na manhã e máximas devem ficar entre 20°C e 18°C;

Fim de semana

O sábado (30) e domingo (31) serão de sol e variação de nuvens. “Faz frio durante madrugada e manha, 0°C a 3°C graus no Oeste e Serra. Alguns pontos das áreas mais altas do Oeste e Meio-oeste podem negativar. No topo da Serra pode chegar até -5°C”, explica o meteorologista.

No decorrer do dia, durante a tarde, a média em todo o Estado deve oscilar entre 16°C e 17°C. Scheuer detalha que a massa de ar frio começa a enfraquecer a partir de segunda-feira, voltando a predominar o tempo seco e quente.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp