Notícias de Caçador e Região

Cerca de 800 trabalhos na 10ª edição do SEDEPEx da UNIARP

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) realizaram de 10 a 12 de dezembro a 10ª edição do Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (SEDEPEx). O evento visa promover a integração do ensino da pesquisa e da extensão.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Antônio Carlos Machado Rosa com o tema: “Extensão: conectando o ensino e a pesquisa com o desenvolvimento”. Após, foi realizado o painel: “Importância de ações de ensino, pesquisa e extensão na graduação”.

No Seminário foram expostas as pesquisas científicas, as atividades de extensão, práticas de estágios, leituras interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica realizados pelos docentes e discentes dos cursos de graduação e pesquisadores dos Programas de Mestrados. Foram 800 trabalhos expostos na modalidade de pôsteres e comunicações orais. A 11ª Edição do SEDEPEx acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2020.

Dia 12 de dezembro foi realizada a solenidade de premiação dos melhores trabalhos. Foram premiados: Três melhores relatos técnicos (projetos de extensão (PAEC) ou outras atividades práticas/ intervencionistas); cinco melhores resultados de Iniciação Científica (FAP, Artigo 170 e o 171- pesquisa); cinco melhores práticas de estágio (curricular obrigatório e não obrigatório); cinco melhores Projetos Integradores; cinco melhores Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

Premiações

A primeira etapa das classificações dos trabalhos, foi realizada uma pré-seleção, no qual foram indicados para apresentação oral cerca de 200 títulos. A segunda etapa de avaliação, compreendeu análise detalhada de uma comissão interdisciplinar, composta por professores mestres e doutores da UNIARP. De acordo com o Art. 13 do regulamento do X SEDEPEx, os trabalhos foram avaliados, seguindo os critérios: Originalidade e relevância; Concisão e clareza da linguagem, leitura fluida; Base teórica-conceitual que reflita o estado-da-arte do campo de conhecimento; Estratégia de pesquisa ou aplicação bem estruturada e coerente com os objetivos propostos; Conclusão coerente, clara e objetiva; Contribuições à prática e/ou ao campo de conhecimento correspondente.

 

Resultados

Modalidade – RELATOS TÉCNICOS/EXPERIÊNCIAS Três melhores (projetos de extensão (PAEC) ou outras atividades práticas/ intervencionistas) – em nível de Universidade:

3º lugar: Horta na Escola: Práticas Sustentáveis de Permacultura. Autor: Juliano Tasca Bisotto e Roger Francisco Ferreira de Campos.

2º lugar: Trabalhar o Empoderamento da Mulher, mães de alunos do projeto CESMAR – que território é esse? Autor: Maria Lucimara da Silva Pawuk, Ana Claudia Lawless e Debora Cunha de Almeida.

1º lugar: Farmacêutica e redução de danos no centro de atenção psicossocial (Caps II e Ad) em Caçador/SC: Relato de Experiência. Autor: Eduardo Sttocco da Silva e Vilmair Zancanaro.

 

Modalidade – RESULTADOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Cinco melhores (FAP, Artigo 170 e 171 pesquisa) – em nível de Universidade: 

5º lugar: Nível de ansiedade e depressão nos acadêmicos da Uniarp. Autores: Bruna Barbieri Agnoletto, Bruna Cristine Zoz, Herick Lucas dos Santos, Laura Maria Brignoli, Leticia Rafaellen De Mattos e Mylena Ribeiro Da Silva.

4º lugar: Infiltração de água no solo sob distintos manejos e coberturas na cultura do alho no nitossolo em Caçador, SC. Autores: Bruno Cavalett do Nascimento, Guilherme Coldebela, Lucas Torezan, Leandro Hahn e Neuro Hilton Wolschick.

3º lugar: Importância da integração da família na escola, para o bom desenvolvimento da sexualidade da criança da educação infantil. Autor: Idinéia Alves de Freitas e Rosita Reis. 2º lugar: Caracterização de pessoas com doença de Parkinson em uma cidade do meio-oeste catarinense. Autor: Gabriela Carolina Caregnato Frigotto, Sandra Muncineli, Dayane Carla Borille.

1º lugar: Concentrações de nitrato, potássio e condutividade elétrica em um nitossolo sob distintos manejos e cobertura de plantas na cultura do alho. Autor: Lucas Matheus Torezan, Guilherme Coldebela, Bruno Cavalett do Nascimento, Leandro Hahn, Neuro Hilton Wolschick.

 

MODALIDADE PROJETOS INTEGRADORES – Cinco melhores– em nível de Universidade:

5º lugar: Projeto estrutura para plantio feita de bambu (protótipo). Autores: Leonardo Rotta Jasko, Leonardo Pinzegher de Mello e Viviani Carvalho Pacevicz e orientador André Chiarani da Silva.

4º lugar: Prensa hidráulica de resíduos. Eduardo Leite Machado, Felipe Massaroli, Lucas Ribeiro, Vinicius Crestan, Vinicius Fabian.

3º lugar: Uma leitura de equipamento hospitalar. Autores: Joselaine Tesk, Luis Eduardo Cassol, Paulo Cesar Pereira Costa, Guilherme Bombassaro e Carolina Fruet de Lima.

2º lugar: Radiofrequência e esfoliante natural de café aplicados na flacidez pós-parto. Autores: Mariane Fátima Soares, Anaile Schmitt dos Santos, Suzana Felisbino, Ághata Konrad e orientadoras: Gabriele Basso e Vilma Szymks Pierdoná.

1º lugar: Motivações na escolha do destino turístico: há diferenças entre o público LGBTQ e heterossexual? Autores: Julia Bianchi, Aline Ceccatto, Karol Duarte, Michelle de Souza, Pamela Ribeiro.

 

MODALIDADE – PRÁTICAS DE ESTÁGIO Cinco melhores (curricular obrigatório e não obrigatório) – em nível de Universidade:

5º lugar: Manejo de irrigação por tensiometria e fertirrigação por aspersão em cebola no sistema de semeadura direta. Autores: Antonio Carlos Gruckowski, Adriano Zanin, Anderson Luiz Feltrim.

4º lugar: Atividades de pesquisa na Epagri com a cultura do alho e cebola. Autores: Cícero José Moreira de Oliveira e Leandro Hahn

3º lugar: Estágio supervisionado obrigatório na área de engenharia elétrica. Autor: Bruno Girotto Portela.

2º lugar: A percepção de uma gestão escolar democrática e participativa a partir do estágio em gestão escolar. Autor: Hérika de Cássia Hoffmann.

1º lugar: Integração e reintegração no hospital Maicé: uma prática de estágio em psicologia organizacional. Autores: Ana Cristina Dias, Guilherme Andrighetti e Vanessa Colaço Miranda e Clayton Luiz Zanella.

 

MODALIDADE –  TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, Cinco melhores– em nível de Universidade:

5º lugar: Os Impactos das fakes news nas rotinas de trabalho dos profissionais da área da comunicação no estado de Santa Catarina. Autora: Ana Beatriz Lima de Oliveira.

4º lugar: Espaços de transição rural-urbano. Autora: Vanélly Soares de Medeiros.

3º lugar: Teores minerais em folhas e frutos de ‘maxi gala’ e ‘fuji suprema’ com aplicações foliares de cálcio. Autor: Denimar Luiz Suzin.

2º lugar: Discussões sobre o self estendido e a necessidade de pertencimento dos indivíduos por meio do consumo de tatuagens. Autor: Henrique Sttocco.

1º lugar: Aplicação da técnica de acupuntura em pacientes diabéticos no município de Santa Cecilia. Autora: Ana Julia Truppel Moreira.

 

 

Veja Também
Comentários
Loading...