Notícias de Caçador e Região

Centro Social Marista Caçador tem dois projetos aprovados pelo Fundo da Infância e Adolescência

Dois projetos do Centro Social Marista Caçador (SC), da Rede Marista de Solidariedade, foram aprovados pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) do município, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Com isso, a instituição recebeu recursos do Fundo para executar estes projetos, que vão beneficiar diretamente 200 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculados e toda a comunidade que residem no bairro Martello.

Convivência_Caçador (1)

O projeto “Convivência” é realizado nos momentos e intervalos das atividades favorecendo a interação e o desenvolvimento contínuo dos educandos.

“Percebemos a necessidade de algumas melhorias para aperfeiçoar os momentos de convivência na unidade, entendendo necessária a busca de alternativas para tornar os momentos de integração e vivencias mais dinâmicas, lúdicas e atraentes”, explica Aracely Worel, assistente social do Centro Social Marista Caçador.

Lendo,Brincando e Aprendendo_Caçador (1)

Já o projeto “Lendo, Brincando e Aprendendo” surgiu da necessidade de estimular a leitura entre as crianças e de suprir a carência das famílias da região em relação ao acesso às práticas de leitura e atividades culturais. “A ideia é investir na formação das crianças desde cedo, por meio de aprendizados diversificados que despertem o prazer pela leitura e escrita, permitindo na infância, o contato com a leitura e brincadeiras, de forma lúdica e acessível”, explica Aracely.

Convivência_Caçador2 (1)

Os Fundos da Infância e Adolescência financiam projetos socioculturais cadastrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de incentivar e apoiar práticas que contribuem para a defesa de direitos e atendimento de crianças e adolescentes.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br


Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam açõesde humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.