Notícias de Caçador e Região

Centro Social Marista Caçador promove semana do brincar no mês das Crianças

As crianças brincam o tempo todo e têm uma infinita capacidade de imaginar e se divertir com coisas simples, necessitando apenas de um espaço seguro, tempo e imaginação para isso. Nas unidades da Rede Marista de Solidariedade, o brincar faz parte da proposta pedagógica e no mês de outubro, os Centros Sociais Maristas organizam uma série de brincadeiras que visam ressaltar para a sociedade a importância de assegurar este direito às crianças.

brincar_cacador2-1

As atividades serão as mais variadas e acontecerão nos Centros Sociais de Brasília, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Haverá jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas de brinquedos, contação de histórias, teatro, cinema e apresentações artísticas envolvendo também as famílias.

Até o dia 7 de outubro, o Centro Social Marista Caçador realizará diversas atividades recreativas como cama elástica, jogos de pebolim, tênis de mesa e queimada. Além disso, os educandos passarão um dia no CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado) no bairro Martelo, onde farão um piquenique e poderão brincar a vontade na quadra, parquinho e praça.

brincar_cacador3-1

“Percebemos o quanto as crianças sentem falta de tempo, espaço e alguém para brincar com elas. Diariamente nossas crianças envolvem-se em atividades de convivência, onde são livres para dar sugestões sobre as brincadeiras que mais gostam. É visível a alegria nos olhos e a intensidade com que elas se envolvem nas atividades”, explica Renata Perin, coordenadora pedagógica do Centro Social Marista Caçador.

O ato de brincar é uma das principais formas de expressão das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo a partir delas, além de ser um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, pela Convenção de Direitos da Criança da ONU e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90.

brincar_cacador4-1

brincar_cacador5-1

De acordo com Viviane Silva, gerente educacional da Rede Marista de Solidariedade, “é fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.

brincar_cacador6-1

Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover este direito, e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeiras.

image001-1

O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programa é www.brincar.org.br.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista– presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de EducaçãoSolidariedadeSaúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

wpp

Veja Também
Comentários
Loading...