No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam em Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.
De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, as crianças brincam o tempo todo e, para isso, precisam de um espaço seguro, tempo e imaginação. “O ato de brincar é uma das principais formas de expressão e aprendizado das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo. É fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.
Durante a semana o Centro Social Marista Caçador realiza torneios com jogos (futsal, basquete, pebolim e tênis de mesa); gincana; karaokê e x-box; filme com pipoca; dança com balões/dinâmicas; dintura facial; Balada; ‘Qual é a música?’; lanches/almoço diferenciados (lasanha, cachorro quente, pizza, brigadeiro, pastel, etc).
Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover o Direito ao Brincar e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeira.
O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programa é www.brincar.org.br.