Notícias de Caçador e Região

Centro de Inovação: Inova Contestado lança nova marca e valoriza DNA de Caçador

Iniciando um novo ciclo, o Centro de Inovação de Caçador Inova Contestado, lançou nesta quinta-feira, 25, a nova identidade visual. A marca valoriza o protagonismo e tradições da região.

Através do símbolo da Maria Fumaça e da inclinação das letras, a nova identidade representa de maneira singela as palavras que compõem o DNA do Inova Contestado.

“Protagonista, tradicional, inspirador, acessível e colaborativo foram as palavras escolhidas durante a criação do DNA do Inova Contestado. Um evento de cocriação foi realizado em abril de 2019 e, através de um processo criativo envolvendo diversas pessoas. Essas cinco palavras foram as escolhidas como as que mais identificam nossa cidade e nosso estágio como ecossistema de inovação”, destaca a coordenadora do Inova Contestado Giana Silva.

O Inova Contestado tem como missões principais ativar o ecossistema de inovação, criar cultura inovadora e empreendedora, além de gerar e escalar negócios inovadores na cidade de Caçador e região.

“Com nossas missões e projetos temos objetivo de encurtar distâncias entre pessoas com ideias, talento, conhecimento, habilidade e atitudes com as pessoas que possuem capital. Com isso o intuito é desenvolver a economia e fortalecer Caçador como polo de inovação”, complementa Giana.

Em funcionamento desde o segundo semestre de 2019, já foram pré-incubadas cinco equipes que já transformaram suas ideias em empreendimentos. Atualmente, oito equipes estão sendo pré-incubadas e um edital está com as inscrições abertas até 30 de junho.

“Esse normal tão falado precisa de um novo modelo de empreendedorismo. E o Inova Contestado quer criar, fortalecer e apoiar esse novo modelo de empreendedorismo. A terceira turma de pré-incubação está com as inscrições abertas até dia 30 de junho, através do programa Nascer. Cada região tem seu potencial e Caçador também, isso tem que se estabelecer e as pessoas lembrarem como é o empreendedorismo inovador em uma cidade como Caçador”, destaca Luiz Salomão Ribas Gomez, idealizador do Cocreation Lab.

Até dia 30 de junho seguem abertas as inscrições para a terceira turma de pré-incubação, através do programa NaSCer. Inscreva-se através do link: http://www.fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-10-2020-programa-nascer-2a-etapa/.

“Quando se fala em inovação ela está em todas as áreas. Tanto saúde quanto educação, na indústria, no setor privado ou público. E com o Inova Contestado o objetivo é fomentar ideias inovadoras, auxiliar as pessoas que têm essa ambição de transformar ideia em negócios em projetos lucrativos, em CNPJ. E com isso contribuir para o município com geração de empregos, riquezas e igualdade na nossa condição social”, destaca Edson Fezer, secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico de Caçador.

O Inova Contestado está localizado na Rua Nereu Ramos, 273, Centro – 1º andar. Para saber mais sobre o Inova Contestado e seus projetos entre em contato através do fone 3567- 8614 ou pelo e-mail [email protected]

Conheça os principais projetos e eventos do Inova Contestado:

CocreationLab Contestado

O CocreationLab é uma pré-incubadora que oferece suporte para que empreendedores transformem ideias de negócios em empresas rentáveis. Oferece ferramentas, consultorias, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional, através de viabilidade técnica e mercadológica, networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

Na primeira turma da pré-incubadora formaram-se cinco ideias. Atualmente, oito equipes utilizam o espaço colaborativo do Inova Contestado onde recebem treinamentos, assessoria virtual ou presencial através de horário agendado. A terceira turma está com as inscrições abertas até 30 de junho através da Fapesc.

Contestágil

Meetup sobre métodos de gestão ágil realizado com apoio de entidades, instituições e empresas de Caçador. Programado para ser oferecido gratuitamente, a cada dois meses, movimentar especialistas e comunidade para debaterem o tema. O formato está sendo repensado para acontecer mesmo com as restrições estabelecidas por conta do Covid-19.

Gurias Tech

Uma diversidade de eventos, cursos e capacitações realizadas virtual e presencialmente, voltadas às mulheres atuantes na tecnologia. Empoderando, incentivando e disseminando a representatividade do feminino na área tecnológica.

Hackathon

Uma maratona tecnológica que tem objetivo de resolver problemas através de iniciativas inovadoras. O 1º Hackathon Inova Contestado foi realizado durante a ExpoCaçador 2019. Teve a contribuição da Prefeitura de Caçador, IFSC, Uniarp e Senac. Premiou as ideias que trouxeram propostas inovadoras e soluções para os problemas da comunidade. Além de fomentar o universo criativo, inovador e impacto social.

Fab Lab

O Fab Lab é um ambiente colaborativo para as pessoas compartilharem ferramentas, máquinas e sobretudo conhecimentos. Um laboratório para os makers trabalharem em projetos, participarem de oficinas, fazerem negócios e principalmente construírem coisas. O espaço está projetado e deve ficar pronto após as reformas no prédio onde o Inova localizado.

 

Veja Também
Comentários
Loading...