A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) abre inscrições a partir das 10h desta segunda-feira (20) para moradores catarinenses que queiram participar de um programa de geração de energia solar. A ideia é que a empresa subsidie 60% do custo de painéis solares, para mil residências.
Com isso, o morador passa a pagar R$ 6,7 mil pelos painéis e, conforme a Celesc, pode produzir até R$ 2 mil em energia por ano. O sistema fotovoltaico gera energia para o consumo da unidade e o excedente é enviado à Celesc, que a transforma em crédito.
Para participar, é preciso estar em dia com as contas de luz, ter uma área mínima de 20m² no telhado para instalação – sem sombra de árvores ou prédios vizinhos, com inclinação específica de 20° a 35° virada para o porte-, além de consumo mensal acima de 350 kW/h.
Os consumidores aprovados terão um sistema fotovoltaico de 2,6kWp. A instalação será feita no período de 12 meses, pela Engie, empresa privada de geração de energia que ganhou o processo licitatório para colocar os sistemas.
O cadastro deve ser feito no site do Projeto Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica.