O bispo diocesano de Caçador, Don Severino Clasen, emitiu uma nota sobre a liberação das celebrações religiosas, liberadas pelo governador Carlos Moisés, na segunda-feira, 20, com restrições.
O bispo, que é presidente do Regional Sul 4 de Santa Catarina, conversou com as outras nove dioceses, e optaram por manter suspensas as celebrações com público até o dia 30 de abril. Por conta disto, seguem as missas reservadas e transmitidas pelas redes sociais.
Segundo o bispo, de acordo com o decreto governamental, as restrições nele postas para voltar com as celebrações não podem ser cumpridas sem que se coloque em risco a vida diante da ameaça da pandemia, especialmente das pessoas idosas. Dentre as restrições no decreto está a permissão para lotação máxima de 30% e sem presença de pessoas dentro dos fatores de risco, ou seja, acima de 60 anos e possuir doenças como hipertensão, diabetes, os cardíacos e outros.
Como não se pode ter esse controle, não as paróquias e igrejas não abrirão para celebrações.
Também a questão da comunhão, diz o decreto que deverão estar embaladas individualmente. Na visão do bispo, nesta condição não teria a possibilidade, para distribuir comunhão.
Por essas e outras razões pertinentes, permanecem as orientações que vem seguido até agora, ou seja, de isolamento social e impedimento de aglomerações.
Ainda na tarde desta terça-feira, 21, o bispo fez uma reunião via vídeo conferência com os padres da diocese para decidir sobre as medidas das celebrações e atendimento nas secretarias paroquiais.
Os padres e o bispo decidiram que:
1- as comunidades não abrirão para celebrações, conforme todas as outras Dioceses.
2- As secretarias permanecem fechadas com atendimento em regime de plantão, ou seja, atendendo algumas necessidades como intenções de missas e recebimento de doações para a ação social e caridade e contribuições de dízimos e ofertas.
Algum serviço para organização interna serão realizados.
3- As celebrações de alguns sacramentos para o primeiro semestre como batizados e casamentos serão reagendados.
4- As celebrações de exéquias-enterros, seguem as orientações da vigilância sanitária e epidemiológica com as restrições já orientadas.
5- A nossa Matriz Catedral terá portas abertas diariamente para orações individuais ou familiares. No entanto, cada pessoa deverá fazer uso de máscara, álcool em gel disponível nas portas da Igreja e, fazer a limpeza do local onde tocar durante suas orações.