A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) promoveu na semana passada apresentações teatrais em três escolas de Caçador. Os espetáculos foram encenados pelo grupo Matakiterani, de Lages para cerca de 350 alunos. O objetivo foi disseminar o conhecimento e incentivar a cultura por meio de peças teatrais educativas.
As escolas contempladas foram a EEB Tomaz Padilha, no distrito de Taquara Verde e a EMEB Morada do Sol e EEB Wanda Krieger Gomes, ambas no Martello.
Com o título “Causos da Serra”, o espetáculo é uma montoeira de histórias verídicas e “venéricas”, acontecidas na Serra. Grilo Seco e Testa de Lampião são dois contadores de causos que cantam, versam e narram, histórias folclóricas e míticas que permeiam o imaginário popular dos moradores da Serra Catarinense, em especial da zona rural, como por exemplo as histórias de Lobisomem e de Assombração.
As apresentações arrancaram gargalhadas dos presentes e povoaram a imaginação do público, que ouvia com atenção as diversas narrativas.
De acordo com o diretor da escola Wanda Krieger Gomes, Anderson Lissenko, o espetáculo despertou nos alunos um interesse ainda maior pelo teatro. “A forma com que os artistas interagem com o público torna a relação entre eles mais próxima, incentivando os adolescentes a gostarem desse tipo de arte”, enalteceu.
Ele disse ainda que apresentações como essa são uma forma lúdica de agregar conhecimento. “Tudo que tem a ver com cultura e lazer e que faça os alunos despertarem para algo além do ambiente escolas é de grande valia”, completou.
Sobre o grupo
Matakiterani é uma Associação de finalidade cultural do município de Lages, fundada a princípio com um grupo de teatro. Trabalha com pesquisa de narrativas orais e fortalecimento da identidade cultural. Realiza projetos socioculturais nas áreas de patrimônio imaterial, cultura popular e artesanato, além de espetáculos artísticos de teatro e contação de histórias que são apresentados em diversas cidades.