Notícias de Caçador e Região

Catarinenses poderão ver eclipse solar neste domingo

O primeiro eclipse solar de 2017 ocorre no próximo domingo, 26. No Brasil, ele poderá ser visto de forma parcial e apenas em algumas regiões incluindo Santa Catarina. O fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor) na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia.

O fenômeno está previsto para começar por volta das 9h50min, a lua deve encobrir até 55% do sol. A última vez que um eclipse pode ser visto da região foi há 10 anos, quando 25% do astro ficou encoberto.

Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que há risco de comprometer a visão. O ideal é usar um óculos especial ou buscar por eventos organizados em observatórios espaciais.

Neste ano, teremos apenas uma superlua em dezembro, mas dois eclipses solares. Este é o primeiro no ano – o último fenômeno ocorreu em setembro de 2016. Isso ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem da luz.

No Hemisfério Norte, a expectativa é pelo dia 21 de agosto deste ano, quando um eclipse total poderá ser visto na maior parte das regiões. Em Santa Catarina, a próxima oportunidade de ver um fenômeno como esse será em 2019, com obscurecimento de 36%.

Confira os horários em que o fenômeno poderá ser visto em SC:


Veja Também

Comentários estão fechados.