De novo, a Casan
A Casan está desafiando a Prefeitura de Caçador. Comerciais nas rádios, falando dos milagrosos e faraônicos investimentos de R$ 170 milhões para os próximos 35 anos, são parte disso. O pior são outras afirmações, de que a Casan só espera a assinatura da Prefeitura para começar os investimentos.
E ainda pior, outras afirmações tentando dizer aos os caçadorenses que a Casan deve ficar porque é uma empresa pública.
Mentira! Balela! Tudo isso mostra o quanto a Casan está desdenhando da população de Caçador. Chamando a todos nós de burros. Essa é a verdade.
Não existe apenas uma “assinatura” da Prefeitura para que o contrato seja refeito, mas sim, a abertura de uma licitação, que vai acontecer nos próximos dias. Não tem mais retorno. Os serviços de água de Caçador serão licitados.
O que a Casan não quer é participar desta licitação porque senão vai ter que entregar serviço de qualidade para os caçadorenses. Com um contrato da maneira como a Casan quer fazer, se o serviço não for realizado, a Prefeitura vai ficar refém, não podendo romper com a empresa. É isso que está acontecendo em Rio do Sul, por exemplo.
Pesquisem para saber que lá a falta de água é constante e que nada do que foi prometido foi cumprido.
E essa empresa pública de qualidade que a Casan afirma ser já mostrou para Caçador durante 35 anos que os seus serviços são os piores possíveis. 35 anos sem investimentos e agora, só porque o prefeito Beto Comazzetto resolveu “peitar” a tal concessão e mudar a maneira como será feita, aparecem do nada R$ 170 milhões.
Lá em 2005, quando o ex-prefeito Saulo Sperotto tentou fazer a mesma coisa e deixar a Casan de lado, a mesma coisa aconteceu. Provavelmente, você já recebeu um panfletinho medíocre na sua casa falando das maravilhas que a Casan vai fazer. Se você for mais velho, lembre que há 10 anos a mesma coisa foi feita. Só as obras que não apareceram.
Lembre, caro leitor, quantas vezes você chega em casa cansado e não pode tomar banho porque não tem água na sua torneira.
Lembre, caro leitor, quantos buracos você tem que passar para ir trabalhar, feitos pela Casan-tatu e que não são fechados pela Prefeitura porque a Casan não repassa o dinheiro para isso.
Lembre, caro leitor, que você não tem na sua casa esgoto tratado, porque a Casan prometeu isso há 10 anos e até agora não cumpriu.
Hoje à noite, acontece uma audiência pública para tratar dos serviços de água e esgoto em Caçador. Mais uma, porque a Prefeitura fez 15 quando o Plano de Saneamento estava sendo confeccionado. Só que agora, que a licitação está aberta, a Casan entrou em desespero e quer, de todas as formas, colocar a população contra a decisão da Prefeitura.
Aliás, a Sanepar, do Paraná, vai participar da licitação. Porque a Casan também não participa, ganha e continua em Caçador?
Voltarei a tratar deste assunto.