Um homem e uma mulher, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos pela Polícia Militar de Santa Catarina, por tráfico de drogas, nessa quinta-feira (1º).
O casal foi flagrado em Lages, na Serra catarinense, portando medicamentos anabolizantes, adquiridos no Paraguai, e com comercialização restrita no Brasil.
Porte de anabolizantes é enquadrada como tráfico de drogas
Segundo a PMSC, o casal dirigia um veículo Outlander e retornava de uma viagem ao Paraguai. Ao vistoriar o veículo, os agentes encontraram um invólucro contendo os medicamentos Decanoato de Nadrolona — anabolizante popularmente conhecido como Deca — e Sibutramina, utilizado para tratar obesidade e usado, de forma irregular, para emagrecimento.
A dupla informou que não possuía receita médica e que a compra foi realizada no país vizinho para uso pessoal. Os dois foram presos em flagrante, por importar medicação sem registro no órgão de vigilância sanitário competente e de procedência desconhecida.
O que é Decanoato de Nadrolona?
Conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Decanoato de Nadrolona pertence ao grupo de medicamentos conhecido como esteroide anabolizante. O medicamento ajuda a reconstruir tecidos afetados por doença crônica ou danos graves.
O Decanoanato, contudo, é frequentemente utilizado de forma indevida, para fins estéticos, o que pode causar efeitos colaterais graves e até levar à morte.
Sibutramina é o emagrecedor mais antigo do país
A Sibutramina pertence a uma classe de inibidores de apetite, utilizada para tratamento de obesidade. O medicamento foi registrado no Brasil em 1998 e, em 2011, seu uso foi reavaliado pela Anvisa.
Estudos apontaram benefício maior do que possíveis efeitos colaterais — como risco aumentado de infarto e derrame. É o medicamento emagrecedor com registro válido mais antigo no país. 13 fabricantes têm registro e há 22 sibutraminas disponíveis no mercado brasileiro.
Com informações ND Mais