Casal com Covid-19 quebra isolamento e polícia é chamada, em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Um casal recém diagnosticado com o novo coronavírus quebrou o isolamento domiciliar nesta terça-feira (21), em Brusque. Foram os filhos que alertaram as autoridades ao verem os pais deixando a casa onde moram.

A Polícia Militar esteve no endereço em que o homem de 59 anos e a mulher de 54 residem, no bairro Primeiro de Maio. Entretanto, eles não estavam mais lá quando a guarnição chegou ao local.

Segundo o comandante do 18º batalhão, Otávio Manoel Ferreira Filho, os filhos contaram que o casal foi para um sítio da família, na cidade de Canelinha, com a ideia de cumprir a quarenta na propriedade.

Sem o endereço exato para onde os dois foram, a guarnição não conseguiu atuá-los. Mesmo assim, registrou um boletim de ocorrência e deixou a situação sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Os dois receberam o diagnóstico de Covid-19 no dia 18 de abril. Os filhos deles, inclusive, estão sendo monitorados.

Penalidade
A diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Alícia Fagundes, informou que o casal pode ser punido legalmente. O Código Penal Brasileiro possui ao menos quatro artigos que tratam do desrespeito ao isolamento imposto diante da pandemia.

O artigo 268, por exemplo, considerada ilícita a conduta de “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa.

Monitoramento
Alícia reitera a importância de que as pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus permaneçam no endereço informado à Vigilância Epidemiológica no momento da notificação da doença.

No caso do casal, os filhos falaram à polícia que os pais estão sozinhos no sítio, mas isso não atenua o descumprimento, segundo a diretora. É que caso precisem de algum suporte, como fazer compras de mercado e farmácia, vão ter que deixar a propriedade e quebrar novamente o isolamento.

Isso sem contar que a equipe de monitoramento fica sem acesso aos dois e não consegue saber qual o estado de saúde deles, bem como se é necessária alguma intervenção médica por causa da Covid-19.

Para tentar evitar que novos casos de desrespeito às medidas de segurança se repitam, o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, informou que mais 30 fiscais serão contratados.

Além disso, a partir desta quarta-feira (22), as pessoas com a doença vão passar a receber acompanhamento médico em casa. É mais uma medida para evitar a propagação da doença.

Com informações ND Online 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp