Automóvel mais comercializado do Brasil desde 2015, o Chevrolet Onix decepcionou em sua segunda passagem pelo Latin NCAP, o programa de segurança viário para América Latina e Caribe que realiza testes de segurança nos veículos existentes nessas regiões.
Seguindo critérios mais rígidos do que aqueles enfrentados em aposto de 2014 momento da primeira avaliação, o compacto produzido em Gravataí (RS) tirou nota zero em proteção para adultos, sendo três para crianças.
O resultado foi bem diferente daquele obtido quase três anos atrás, quando o hatch conquistou três e duas estrelas, respectivamente. Como se pode perceber, enquanto a segurança para crianças sentadas na fileira traseira foi considerada melhor, a para quem vai à frente perdeu muitos pontos.
Vale lembrar que em julho do ano passado a família Onixe Prisma reestilização visual, que inclui também uma recalibração de motores e adoção de novos equipamentos.
À época UOL Canos já havia destacado que o modelo não havia recebido incrementos na parte de segurança, como controle de estabilidade e tração, cintos de três pontos e encosto de cabeça em todas as posições, ganchos Isofx para cadeirinhas infantis ou outros airbags que não os obrigatórios frontais.
Por que foi tão mal
O mau desempenho está diretamente relacionado ao teste de impacto lateral a 50 km/h, que não era aplicado pelo Latin NCAP em 2014 e que agora é feito juntamente com a avaliação de colisão dianteira parcial a 64 km/h, já realizada há três anos.
Se é verdade que o Onix passou pelo teste dianteiro, muito por ser equipado com airbag duplo de série, no lateral ele acabou reprovado, o que acabou zerando a nota sem que o carro precisasse passar na colisão contra o poste.
Como o carro não dispõe de controle de estabilidade, também perdeu todos os pontos nesse quesito. Ausência de cintos de segurança com pré-tensionadores também foi destacada pela entidade.
Em nota, a GM do Brasil afirmou que “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança”, e que “acredita que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento.