Search
Close this search box.

Carro arrastado pela água e pontes destruídas: chuva deixa estragos no Norte de SC

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Carro

O carro estava com quatro ocupantes; todos saíram ilesos

O temporal que atinge Santa Catarina nesta quarta-feira (4) deixou vários estragos nos municípios do Norte e Planalto Norte do Estado. Pontes destruídas, ruas alagadas, quedas de barreiras e deslizamentos já foram registrados nesta manhã. Veja situação por cidade afetada:

Guaramirim

Em Guaramirim, foram registrados alagamentos nos bairros Centro, Amizades e Avaí, onde também tiveram atendimentos de ocorrências pelos bombeiros voluntários, sendo que um carro com quatro pessoas foi arrastado pelas águas e as mesmas ficaram ilhadas.

Nesta quarta-feira (4) foram suspensas as aulas das redes municipal e estadual no período da tarde. O Posto de Saúde do Avaí também foi fechado devido aos alagamentos.

Em São Bento do Sul

São Bento do Sul decretou situação de emergência na manhã desta quarta-feira (4). Em 12 horas, a cidade acumula 74.4 mm de chuvas. Há chamados em atendimento em diversos bairros do município. A Secretaria de Assistência Social está fazendo levantamento do número de desalojados e desabrigados e um abrigo temporário está sendo instalado na Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta.

Também foram registrados diversos pontos de alagamentos. De acordo com o Departamento de Trânsito, há pontos de interdição nas ruas Urca e João Pauli, no bairro Colonial. A orientação para os motoristas é não trafegar em pontos alagados.

O diretor da Defesa Civil da cidade, Vilmar Kravec, orienta que as pessoas atingidas pela água acionem as autoridades. Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul pelo 193.

Por conta da chuva intensa, o prefeito Antonio Tomazini assinou um decreto que suspende o expediente das repartições públicas municipais atingidas pelas chuvas. As atividades na Secretaria Municipal de Educação estão suspensas nesta quarta-feira por conta do alagamento no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.

Não há previsão de suspensão de aulas na rede municipal de ensino. O secretário de Educação, Josias Terres, citou que está em contato com as diretorias para avaliar ocorrências pontuais e necessidade de cancelamento.

Já na Saúde de São Bento, o atendimento dos postos pode ser afetado, mas não está paralisado, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Marques. Não houve alagamento em nenhuma unidade.

Corupá

Segundo a Defesa Civil, vários pontos de alagamentos foram registrados na área Central e Rural de Corupá. Os bombeiros voluntários estão trabalhando para retirar pessoas ilhadas na zona rural. Também foram registradas quedas de árvores e postes.

Pontes foram destruídas, informou a Defesa Civil. Inclusive, de acordo com a prefeitura da cidade, a conhecida “Ponte do Rocha”, ligação entre Bomplant, em Corupá, e Rio Natal, em São Bento do Sul, está momentaneamente sem passagem em função da enchente.

Por conta das fortes chuvas que atingem a cidade, as aulas das redes municipais e estaduais em Corupá foram suspensas nesta quarta-feira (4). Aos alunos que já estão em aula, a Secretaria de Educação orienta que as famílias os busquem apenas a partir das 11h30. Caso não haja acesso a alguma localidade, os estudantes poderão permanecer na escola.

Canoinhas

Segundo a Prefeitura de Canoinhas, há registro de alagamentos, quedas de árvores e obstrução de diversas ruas, tanto na área urbana quanto rural por causa do vento e granizo. As equipes da prefeitura estão avaliando os estragos e já estão em campo para atender a população.

Na cidade, foram registrados 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil Municipal. A previsão é que chova ainda mais na região.

Jaraguá do Sul

Assim como em outras cidades, em Jaraguá do Sul também ocorreram vários pontos de alagamentos. Pessoas ficaram ilhadas no interior do município, não é possível se deslocar na região devido a queda de árvores e barreiras.

A Defesa Civil já registrou queda de barreira e obstrução de pista na rua Pedro Meurer. Um muro também caiu no bairro Santo Antônio. Outra queda de muro e garagem ocorreu no Rau. Os bombeiros retiraram a família que havia ficado no imóvel.

Até às 9h30, foram registradas seis ocorrências, enquanto a maior quantidade de registro foi de alagamentos pontuais. Foram registrados 94 milímetros de chuva.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Bombeiros resgatam pessoas de casas inundadas em Erval Velho

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp