A Campanha de Vacinação contra a Hepatite B começa neste sábado, 26, em todas as cidades de Santa Catarina. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é intensificar o combate a essa doença considerada silenciosa que provoca cirrose e câncer do fígado. Somente no ano passado, foram registrados mais de 1,4 mil casos no Estado, com 514 mortes decorrentes de doenças provocadas pela hepatite.
Em Caçador, nove Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia para que todos possam se vacinar.
Para as crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.
Nas crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.
Além da Campanha de Vacinação contra Hepatite B, também será feita a divulgação e realização de testes rápidos de Hepatite B e C nos municípios, que irão orientar a população sobre medidas de prevenção e tratamento. Com apenas uma gota de sangue, o teste rápido permite a detecção de hepatites dos tipos B e C. É um método prático e ágil, que vem sendo utilizado no país há mais de 10 anos, e que possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.
A Campanha de Vacinação contra a Hepatite B vai até 1º de agosto, e faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho. A campanha inicia-se com o “Dia D”, em que os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.
Ao todo nove Unidades Básicas de Saúde estão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia para que todos possam se vacinar.