A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Engenharia Ambiental e Sanitária realizou a campanha: “Pense, Plante, Salve”. Alunos, professores e colaboradores da UNIARP, além de toda a comunidade caçadorense foram convidados a doar garrafas PET de um ou dois litros. Mais de 500 garrafas foram arrecadadas e serão transformadas em vasos de plantas.
Neste domingo (05), Dia do Meio Ambiente, uma grande ação de conscientização será realizada no Parque Central José Rossi Adami, das 15h às 18 horas. Na ocasião, serão realizadas orientações sobre preservação e conservação ambiental, gerenciamento de resíduos e a distribuição das mudas de plantas medicinais em parceria com o Horto Municipal. No local haverá ainda a exposição das fotos selecionadas do I Concurso de Fotografia Ambiental da UNIARP. Em caso de chuva, a ação será transferida para dia 11 de junho.
Preocupação constante
Na UNIARP a preocupação com as questões ambientais já vem de longa data. Na instituição são realizados inúmeros projetos visando a conscientização ambiental, dos quais se destacam os projetos de arrecadação de pilhas e baterias usadas, sistema de lixeiras para a correta separação do lixo, projetos de conscientização ambiental junto as escolas, sistema de coleta de medicamentos vencidos, redução no consumo de energia através do programa de eficiência energética, sistemas de saneamento ecológico, entre outros projetos desenvolvidos entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Engenharia elétrica e Engenharia Civil.
A data
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
A vida em geral só é possível em um ambiente saudável, rico em recursos naturais, como a água e livre de poluição. Atualmente, vemos uma grande depredação de nosso meio ambiente, uma diminuição de recursos hídricos e um ar cada vez mais impuro e poluído. Esses fatores não prejudicam apenas a nossa geração, mas especialmente as gerações futuras, que irão sofrer as consequências de nossos atos presentes. É por isso que a semana mundial foi criada, visando reeducar o cidadão, as indústrias e o Estado, para que cada um, fazendo sua parte, possa preservar nosso meio ambiente.