Notícias de Caçador e Região

Câmara aprova projeto que regulamenta o 5G em Caçador

Por unanimidade e em segunda votação, os vereadores de Caçador aprovaram na noite desta terça-feira (6) o Projeto de Lei Complementar que estabelece normas e procedimentos que regulamentam a transmissão do sinal 5G em Caçador.

A matéria vinha sendo debatida pelos vereadores, prefeitura e Associação Empresarial (ACIC) há cerca de cinco meses, e possibilitará agilidade na chegada desta revolução tecnológica ao município. Segundo informações da Associação Empresarial, sem a referida Lei a previsão da ANATEL para a instalação do 5G em Caçador seria apenas para 2029.

Com a nova legislação, a ideia da ACIC, junto com o Poder Público Municipal, e contatar as operadoras (Oi, Vivo, Tim e Claro) para disponibilizar o sinal já no próximo ano, fazendo com que Caçador seja a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a ter a tecnologia 5G.

Durante a votação, os vereadores ressaltaram a transformação tecnológica que a chegada do 5G irá promover, causando uma revolução na vida de todos. “E este projeto possibilitará o avanço tecnológico não apenas na área das telecomunicações, mas no desenvolvimento econômico e social de Caçador, impactando de forma positiva na nossa comunidade”, ressalta o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, Clayton Zanella.

O vereador Leandro Sawchuk comparou a chegada do 5G ao advento da energia elétrica, tamanha a revolução que vai promover em todas as áreas. “Um dos exemplos é na telemedicina, onde as pessoas poderão ser atendidas à distância com a mesma qualidade e eficácia de um atendimento presencial”, explica.

O vereador Jean Carlo Ribeiro frisou a importância desta nova tecnologia chegar também ao interior, onde muitas comunidades ainda estão desassistidas.

Também favorável à matéria, Alcedir Ferlin destacou que o projeto beneficia toda a comunidade, esperando que o Município esteja preparado para dar cumprimento à referida Lei.

Por fim, o presidente Moacir D’Agostini destacou que durante o seu mandato como prefeito em exercício teve a satisfação de encaminhar o projeto à Câmara, e agora, como presidente do Legislativo, participar da apreciação da matéria.

Ressaltou o papel da ACIC neste processo, frisando que o objetivo de todos é que Caçador se desenvolva cada vez mais. “E isso passa pela chegada do 5G, que vai impulsionar a nossa cidade  para o futuro, dando às empresas locais ainda mais ferramentas para empreender, agregar valor em seus produtos, gerar empregos e renda. Isso também acontecerá em outras áreas, que através desta tecnologia de ponta serão beneficiadas”, completa.

 

ACIC comemora aprovação da regulamentação do sinal 5G em Caçador

Uma das idealizadoras do Projeto, a Associação Empresarial de Caçador comemorou a aprovação da matéria na Câmara. Segundo o coordenador do projeto pela ACIC, Daniel Sabadin, todas as empresas de Caçador poderão utilizar a tecnologia 5G, ganhando em produtividade e saindo na frente de outras regiões do Brasil e mundo. “Além disso, possibilitará atrair empresas de tecnologia para o município, pois como seremos a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a ter a tecnologia, empresas poderão se instalar em Caçador e fazer testes, pois é muito mais fácil testar em uma pequena localidade do que em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, ou até mesmo Florianópolis. Empresas de Drones, carros autônomos, aplicativos poderão fazer testes aqui e depois aplicar em grandes cidades. Com isso, teremos também o aumento da oferta de emprego e renda para nossa cidade, e ainda a possibilidade de transformar Caçador em um polo tecnológico”, explica Daniel.

 

Objetivo é acelerar o processo de instalação

O assessor jurídico da ACIC, Luciano Dalponte, representando o presidente da entidade, dr. Jovelci Gomes, ressalta que a aprovação do Projeto de Lei é importante para a regulamentação, mas que o sinal 5G não será instalado de imediato, pois são necessárias adequações das concessionárias de internet.

“Agora, o presidente da ACIC e o responsável pelo projeto pela entidade, irão coordenar as conversas com as operadores de internet, para que instalem o sinal 5G o mais rápido possível em Caçador, pois o município está preparado para receber o sinal conforme a aprovação do Projeto de Lei”, comenta.

 

Benefícios para o interior

O presidente da ACIC, Jovelci Gomes, acrescenta que outro benefício trazido pela futura instalação do 5G em Caçador, será a rede de internet para o interior, onde muitas comunidades, principalmente estudantes e produtores rurais, ainda sofrem com a falta de sinal de internet para estudarem em home office e até mesmo tirar a nota fiscal eletrônica de produtor rural.

“Para que uma concessionária de internet possa instalar o sinal 5G em um perímetro urbano, é preciso obrigatoriamente que esteja sendo ofertada a cobertura total do território do município com o sinal 4G, ou seja, assim que Caçador tiver o 5G na cidade, as comunidades do interior também terão o 4G, melhorando a condição para todos em relação a tecnologia em suas casas e negócios no interior, entre outros tantos benefícios que está tecnologia traz como bem falou Daniel Sabadin. Esta iniciativa da ACIC é pensada para o futuro de Caçador, para o crescimento da área tecnológica e desde já agradecemos a parceria da Prefeitura e da Câmara, para que o Projeto de Lei fosse desenvolvido e aprovado para a regulamentação do sinal”, conclui.

 

 

Veja Também

Comentários estão fechados.