Nesse ano a Hora do Planeta acontece no sábado 19 de março, entre 20h30 e 21h30 pela oitava vez no Brasil. A mobilização organizada pelo WWF-Brasil, é o maior ato simbólico contra as mudanças climáticas. A Câmara Municipal de Caçador, tradicionalmente participa desse ato apagando as luzes da sua sede. Empresas, organizações, veículos de mídia, ícones, monumentos e prédios públicos de várias cidades aderem ao movimento.
Conforme o presidente da Casa Legislativa de Caçador, Ricardo Pelegrinello, a participação na Hora do Planeta é fundamental para despertar a consciência dos cidadãos. “Os monumentos públicos têm relevância histórica e cultural para as cidades. São referenciais importantes para a população e, normalmente, muito bem iluminados e expostos em áreas de grande circulação”, explica.
Desde a sua primeira edição no ano de 2007, em Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global envolvendo um bilhão de pessoas. Nesse ano, no Brasil, até o dia 24 de fevereiro, 36 cidades estão engajadas no movimento. Por razões de segurança, o WWF-Brasil recomenda que a iluminação pública das ruas não seja apagada durante a Hora do Planeta.