A Câmara Municipal sediou a abertura da Semana Farroupilha em Caçador nessa segunda-feira (19), no Plenário Osvaldo José Gomez. O evento que visa cultivar a tradição sulista é uma promoção do grupo Gaúchos por Tradição e tem o objetivo de divulgar a programação no município. No espaço da Palavra Livre foram feitas interpretações de música, dança e poesia, relacionadas ao movimento.
A história da chama crioula foi resgatada pelo integrante do grupo Gaúchos por Tradição, durante uso da tribuna. Oração do Pai Nosso, interpretações musicais de Tropilha Veiaca e A Cusco e Mangaço, no violão; Velho Casarão e Sistema Antigo, no acordeom; Batendo Água e De Chão Batido; dança de xote, valsa e milonga; e declamação da poesia O Meu País, de autoria de João de Almeida Neto, fizeram parte da programação na Câmara de Caçador.
“O nosso objetivo a propagar a Semana Farroupilha é para manter acesa a chama crioula, reunir famílias, com pessoas de todas as idades, manter viva essa tradição. E a escolha da Câmara para isso é de ocupar esse espaço da sociedade, propício para mostrar um pouco do que vai ser apresentado no decorrer da semana”, explica Nelson Costa Junior.
Programação
Junior convida toda a comunidade para participar da Semana Farroupilha. Na terça-feira (20), o tema será abordado no Programa Entardecer da Querência – ao vivo – às 17h, na Rádio Caçanjurê. E sábado (24), a partir das 9h acontece o Dia Cultural no Parque Central José Rossi Adami, com mateada e apresentações culturais até às 17h, aberta à população. E à noite, às 22h, será realizado o baile de confraternização dos tradicionalistas, no Parque das Araucárias.