Uma anomalia de temperatura chega a Santa Catarina nesta segunda quinzena de setembro. A tendência é de um clima muito quente e altíssima frequência de calor em várias regiões do Brasil, inclusive SC, aponta o MetSul Meteorologia. O calor excessivo deve ter marcas de até 40ºC, conforme já apontado pela Defesa Civil.
Ainda segundo o MetSul, esta segunda metade do mês de setembro deve registrar temperaturas acima dos padrões históricos desta época do ano, com termômetros marcando calor muito intenso a extremo.
Além da temperatura alta
Com o calor intenso, também há previsão de chuva. Conforme o MetSul, o restante do mês deve repetir o mesmo padrão de chuva registrado na primeira metade do mês. Apesar disso, segundo a Epagri/Ciram, não há indicativo de chuva excessiva neste período.
Em grande parte dos dias, um tempo mais seco predomina, com maior presença de nuvens e condição de pancadas isoladas de chuva. Em algumas localidades do Estado, poderão ser registrados temporais localizados com granizo, principalmente do Planalto ao Litoral.