Notícias de Caçador e Região

Calor de 33°C e geada no mesmo dia abrem mês de dezembro em SC

Não é novidade que Santa Catarina é um estado diferenciado quando o assunto é tempo. A novidade nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, foi o registro de geada na Serra catarinense. Enquanto o calor de até 33°C aquece quem reside no Litoral do Estado, os moradores da região serrana despertaram com uma manhã gelada.

O registro da primeira geada do mês foi feito no Vale do Caminhos da Neve, situado a três quilômetros do Centro de São Joaquim, pelo fotógrafo Mycchel Legnaghi. Essa foi a geada de número 126 no ano de 2021 no topo da Serra. Foram 75 dias com temperaturas negativas. Com a ocorrência desta quarta, geou em todos os meses do ano.

A queda brusca de temperatura, ocasionada por uma massa de ar mais seco e frio, fez com que algumas baixadas do município de São Joaquim tivessem a formação de geada fraca, sem consequências para a agricultura.

No Oeste, segundo o alerta da Defesa Civil, o problema é a baixa umidade do ar. A presença de uma massa de ar quente e seco mantêm os níveis de umidade relativa abaixo de 30% nessas regiões. Essa situação pode provocar problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros.

Já as temperaturas máximas variam de 29°C  a 33°C  no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. Os termômetros devem atingir os 28°C no Litoral Sul, 25°C no Planalto Sul e ficam entre 27°C a 30°C nas demais regiões.

Número de geadas (dias) em 2021 no Topo da Serra/SC

Janeiro – 1

Fevereiro – 2

Março – 1

Abril – 13

Maio – 24

Junho – 18

Julho – 27

Agosto – 14

Setembro – 10

Outubro – 10

Novembro – 5

Dezembro – 1

As mínimas do Estado

Água Doce / Estações Keiser: 3.6°C

São Joaquim / Estações GHJ: 4.3°C

Vargem Bonita / Estações Keiser: 4.7°C

Bom Jardim da Serra / Estações Keiser: 4.8°C

Urupema / Epagri: 4.9°C

Urubici / Epagri: 5.9°C

Painel / Estações Keiser: 5.9°C

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.