Notícias de Caçador e Região

Calmon é um dos cinco municípios de SC com alerta grave para Covid-19

A SES (Secretaria de Saúde de Santa Catarina) lançou nesta terça-feira (19) o primeiro mapa de risco municipalizado para a Covid-19 – agora chamado de MAE (Matriz de Alerta Epidemiológico). A nova classificação mostra a situação da pandemia em cada uma das 295 cidades do Estado.

Neste primeiro mapa dentro da nova categoria, cinco municípios foram classificados em nível alto para o novo coronavírus. São eles: Calmon (Meio-Oeste) , Grão Pará (Sul), Ipuaçu (Oeste), Planalto Alegre (Oeste) e São João Batista (Grande Florianópolis).

O resultado é determinado por meio da observação de quatro aspectos: a taxa de casos de Covid-19, a incidência de hospitalizações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e as coberturas vacinais. Neste último é observado tanto o cumprimento do esquema primário (duas doses ou dose única) como a cobertura da da dose de reforço.

Nos cinco municípios com o nível mais alto para a Covid-19, a dimensão vacinação de reforço foi o principal aspecto que impactou a classificação negativa. Ao todo, 209 municípios de Santa Catarina registram baixas taxas, com coberturas abaixo de 60% do público alvo (moradores com mais de 18 anos).

No nível médio na classificação final de risco para a Covid-19 estão 212 municípios catarinenses. Já na categoria verde, que indica risco baixo para o vírus, se enquadram 78 cidades. O mapa é definido com base nas informações encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde.

Incidência de casos e hospitalizações

Apenas três municípios estão em nível alto para a incidência de casos de Covid-19 – quando há mais de 200 casos a cada 100 mil habitantes. Na segunda categoria mais grave, amarela, estão sete municípios. A maior parte do Estado (285 cidades) foram classificadas no nível verde.

Há dois municípios com mais de 20 casos de SRAG a cada 100 mil habitantes, se enquadrando no nível vermelho. A síndrome é a manifestação mais grave da infecção por Covid-19. O mapa da SES mostra ainda três cidades no nível amarelo.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.