Candidatos
Há tempo eu vinha escrevendo aqui neste espaço, baseado nas gloriosas e bem informadas Fontes do Além: Caçador terá três candidatos a prefeito. Até surgiram outras pré-candidaturas, umas estruturas e, outras, sem nexo, mas pra quem conhece um pouco da política local estava bem claro como se desenhariam os quadros.
Pois bem, passadas as convenções (menos a do PT e a continuidade do PDT, que falarei logo abaixo), ficaram definidos os nomes dos candidatos a prefeito e vice que os caçadorenses irão apostar, ou não, nas eleições de outubro. Lá, na urna, o cidadão terá ainda a oportunidade de votar também no seu candidato a vereador, para eleger os 13 nomes da Câmara Municipal.
Esqueça os nomes de deputados, senadores, governadores, presidente. A votação é apenas para prefeito (que trabalha na Prefeitura e faz parte do Executivo) e vereador (que trabalha na Câmara e faz parte do Legislativo).
Passada essa explicação breve do “profe Rafa”, vamos ao que interessa.
Assis Pereira, do PSB, para prefeito, e Osmar Barcaro, do PR, para vice, já haviam definido as suas candidaturas na semana passada. Foram os primeiros fazer convenção e a definir a coligação: além dos dois partidos, estão juntos ainda o PC do B e o PTB.
Saulo Sperotto (PSDB), para prefeito, e Alencar Mendes (DEM), para vice, foram os nomes escolhidos pela coligação para disputar as eleições. Estão juntos na chapa o PSD, PPS, Solidariedade, PCT e o PRB.
Beto Comazzetto, do PMDB, concorre à reeleição e terá como candidato a vice, Jovelci Gomes, do PP. Na mesma coligação está ainda o PSC.
Candidatos 1
A coligação de Assis e Barcaro se chama “Juntos por Caçador.
Já a de Saulo e Alencar, “Por Amor a Caçador”.
Beto e Jovelci ainda não definiram o nome da sua coligação, o que deve acontecer na tarde desta sexta-feira.
Candidatos 2
Agora, vou entrar em uma situação um pouco delicada, mas é necessário esclarecer: a possibilidade da candidatura de Saulo Sperotto.
De acordo com sua Assessoria Jurídica, Saulo não tem nenhum processo que o impeça de concorrer ou mesmo, de concluir o mandato.
Candidatos 3
Outra situação delicada é com relação a dois possíveis processos que Beto venha a sofrer. Um, por causa dos gastos na festa do município de 2015 e, o outro, por conta do Programa Asfalto Caução, quando foram feitas as retiradas do dinheiro das pessoas que pagaram para ter asfalto nas suas ruas, no dia 26 de dezembro de 2014.
Mesmo assim, Beto também não tem nenhum impedimento para concorrer a prefeito.
Convenção
A convenção do PDT, que nada decidiu na noite desta quinta-feira, 5, tecnicamente ainda não acabou. Isso porque o partido tem até às 19h desta sexta para entregar a ata e, como o diretório não escolheu em qual lado ficar, deve se reunir de novo, às 16h.
Convenção 1
Muitos estranharam a falta de figurões do PMDB e do PP na convenção que definiu a coligação nesta quinta-feira.
Convenção 2
Fontes do Além me contaram que teve uma liderança do PMDB em Caçador que, ao ser indagada sobre o que faria na noite desta quinta, respondeu, de forma categórica: “Tenho dois velórios para ir. Um, do pai de um amigo e, o outro, do PMDB”.
Convenção 3
Candidatos a vereadores do PRB estão indignados. Isso porque um integrante do partido ficou anunciado, por meses, ser pré-candidato a prefeito, mas na hora H, declinou e acabou dizendo que seria candidato a vereador. Mas, o pior é que ele colocou vários cabos eleitorais dos outros candidatos também para concorrer, desestabilizando as campanhas.
Claro, vale mais a pena pensar só no projetinho pessoal, né?
Convenção 4
A convenção do PT acontece nesta sexta-feira, às 18h.