Em Caçador, ainda não há a circulação do Coronavírus, mas existem 5 casos monitorados de pessoas que viajaram para outros locais e voltaram com alguns sintomas da doença.
Entretanto, não há nenhum caso suspeito e nem confirmado. Além disso, estas pessoas têm histórico de viagem a outras cidades, principalmente em eventos maiores.
“Todas as medidas que a Secretária de Saúde de Caçador está tomando são para que a doença não se espalhe. Não existe um remédio que cure ou uma vacina, mas maneiras de se prevenir e depende também de ações individuais”, completou o médico infectologista, Bruno Vitiritti.
“Alô, Coronavírus Caçador”
A Prefeitura está disponibilizando o canal “Alô, Coronavírus Caçador”, para que a comunidade tire as dúvidas a respeito do novo vírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, 16. Os caçadorenses poderão entrar em contato, tanto pelo telefone fixo, quanto pelo WhatsApp (mensagens de texto, de voz e ligações) para tirar as suas dúvidas.
No fixo, a ligação será a cobrar, para o número 9090 3561-0910. Já no Whats, o número é (49) 99113-5384. Este canal começa a funcionar a partir da próxima quarta-feira, 18.
A ideia deste canal é oferecer orientação de forma rápida, reduzindo idas desnecessárias aos postos de Saúde e à UPA, e no caso do coronavírus, diminuindo uma possível exposição ao vírus. Afinal, toda a orientação é feita com o paciente no conforto de sua residência ou onde ele estiver. Este sistema, semelhante ao Telemedicina, já vem sendo utilizado em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba e Florianópolis.