Notícias de Caçador e Região

Caçador sedia provas de ciclismo no final de semana

 

Uma prévia do que serão as provas do ciclismo na 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontecem no período de 6 a 16 de setembro, está programada para este sábado e domingo (4 e 5). Trata-se do 1º Desafio Caçador de Marathon e Cross Country. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com apoio da Prefeitura, 15º Batalhão da Polícia Militar e da União Caçadorense de Ciclismo. As provas também são válidas pela sexta etapa do Campeonato Estadual de Cross Country e de Marathon. No sábado a largada do Cross Country será às 14h e a de Marathon, no domingo às 9h, no Parque das Araucárias.

O presidente da FCC, João Carlos Andrade, acredita que a maior parte dos ciclistas que vão competir nos Jogos Abertos estejam em Caçador neste final de semana. “É uma forma de se ambientar com o terreno que vão encontrar pela frente nos Jasc e por essa razão denominamos de desafio”. Ele não tem ainda o número de inscritos porque o prazo ainda não terminou. Mais informações poderão ser feitas pelo site http://www.riscozeroadventure.com.br.

O campeão da prova de Cross Country nos Jasc, no ano passado em Lages, foi Gustavo Canabarro Freitas, de Joinville. A competição é realizada num circuito “fora de estrada” formado por subidas, descidas, trilhas. Tem muita semelhança com o ciclismo de estrada quanto ao desenrolar de uma prova. Os percursos são longos, acima de 60 km, podendo chegar a mais de 100 km, e as provas têm duração sempre acima de duas ou três horas, dependendo da categoria.

A prova de Marathon nos Jasc de 2017 teve como vencedor, Gilberto Viegas de Goes, de Santo Amaro da Imperatriz.  A modalidade é realizada dentro de um circuito pré-determinado que varia entre quatro a seis quilômetros com vários obstáculos naturais (pedras, raízes e rampas), subidas e descidas intensas, onde o ciclista realiza várias voltas. O número de voltas é determinado de acordo com  cada categoria. As provas têm duração média de 1h30 a 2h no máximo.

Veja Também

Comentários estão fechados.