Caçador recebe novo pluviômetro automático

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil instalou nesta terça-feira (16) em sua sede anexo ao Tiro de Guerra um novo pluviômetro automático que possibilita o envio de informações precisas e imediatas ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A vinda do aparelho foi um pedido do prefeito Beto Comazzetto via Secretaria Nacional de Defesa Civil, pela necessidade que o município possui em saber com exatidão e rapidez sobre possíveis fenômenos meteorológicos que possam vir a ocorrer, podendo assim antecipar as ações de proteção aos cidadãos caçadorenses.

A instalação foi acompanhada pelo prefeito, na presença do diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, e representantes do 1o Batalhão de Comunicação do Exército Brasileiro, sargentos Alan Kulmann Carvalho e Fabiano dos Santos, de Santo Angelo-RS, que prestam apoio ao Cemaden para as instalações. Os recursos para o novo pluviômetro são provenientes do Governo Federal através do Ministério das Telecomunicações fazendo parte de um programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O Cemaden é o órgão responsável por emitir alertas antecipados quando da ocorrência de eventos hídricos que podem causar desmoronamentos, deslizamentos, enxurradas e enchentes. Dessa forma os municípios através de suas Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil podem emitir rapidamente alertas locais para a população que reside em áreas de risco já mapeadas.

No local funcionava um pluviômetro semi-automático que necessitava de leitura manual para enviar os dados aos Cemaden. Agora as informações são instantâneas e podem ser acompanhadas também pela Defesa Civil de Caçador através de um link.

O aparelho semi-automática será instalado em uma propriedade particular no interior próximo a divisa entre os municípios de Caçador e Calmon. De lá um morador irá fazer as leituras e enviar informações via os rádios comunicadores doados há alguns dias pela Cidasc, e assim a Defesa Civil terá dois pontos de apoio para informações sobre incidência de fenômenos meteorológicos.

Caçador recebe novo pluviômetro automático

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp