A Cia. Mafagafos, de Florianópolis, circula o Estado com o espetáculo “Fabulário Cantado” na programação do projeto Baú de Histórias do Sesc. O grupo apresenta fábulas adaptadas, recriadas e inventadas, através de música, contação de histórias e teatro de animação. Esopo, Fedro, La Fointaine e Monteiro Lobato se encontram em um lugar encantado onde Ratos, Sapos, Burros e Macacos falam, cantam e contam histórias.
As apresentações são gratuitas e acontecem em 13 cidades catarinenses. Caçador recebe o espetáculo no dia 18 de setembro (sexta-feira) no auditório da UNIARP, na rua Victor Baptista Adami, 800, em duas seções, uma às 09h00 e outra às 14h30. Dirigido ao público escolar, o Baú de Histórias é uma ação em prol do incentivo à leitura, da valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e da difusão da literatura.
A programação detalhada pode ser consultada em no site http://portal.sesc-sc.com.br/evento/1731 ou em contato com a Unidade do Sesc nas cidades onde ocorrem as apresentações.
Composta por Aline Maciel e Sig Schaitel, a Cia. Mafagafos propõe uma maneira divertida de contar histórias, com sessões e espetáculos para todas as idades. A música está sempre presente no trabalho da dupla, com canções populares, histórias musicadas e composições próprias. Na contação das histórias, além de técnicas dramáticas, são utilizados bonecos, objetos, livros ilustrados e desenhos. Brincadeiras e adivinhas possibilitam a participação ativa do público no espetáculo.
Oficina de contação e música
A Cia Mafagafos promove formação de professores e outros profissionais interessados em desenvolver atividades de contação de histórias. Dentre as modalidades formativas estão Oficinas, Aulasespetáculo e Palestras. Em caçador, no dia 19/09, a oficina acontece na unidade do Sesc, na rua do Contestado S/N, às 14 horas. A inscrição é gratuita e será gerado certificado.
As oficinas têm como objetivo percorrer com os participantes todo o caminho do contador, desde a escolha da história até sua performance diante do público. É uma oficina que conta com exposições de conceitos, dinâmicas e diálogo, mas sobretudo atividades práticas.
Cada participante, ao final do processo, terá preparado uma história e fará a narração oral da mesma.








