Universidade Federal
Caçador quer a Universidade Federal da Fronteira Sul. Isso já ficou bem claro e, nesta segunda-feira, ainda mais com a participação da comunidade e representantes de entidades na audiência pública realizada na Câmara Municipal.
O vereador Flavinho começou as articulações quando solicitou a inclusão do nome de Caçador junto à reitoria da Universidade para sediar um campus. Passou a contar, em seguida, com o apoio dos vereadores Valmor de Paula e Ricardo Pelegrinello.
Os três petistas fortaleceram o pedido feito junto ao deputado Pedro Uczai que ontem esteve em Caçador com o reitor da Universidade, Jaime Giolo.
O próprio reitor afirmou que em 2014, os novos campi são em Concórdia e em São Miguel do Oeste e que, para 2015, as cidades que se mobilizarem poderão ser incluídas no plano de expansão da Universidade Federal. Caçador está se mobilizando e deve continuar, com o trabalho da comissão criada na audiência pública que vai unir forças para efetivar a aprovação pelo MEC do novo campus aqui.
Universidade Federal 1
Discurso afinado entre o vice-presidente da UNIARP e vice-presidente da FACISC, Auri Baú e do prefeito Beto Comazzetto. Os dois destacaram a necessidade de Caçador contar com cursos na área da saúde, mais precisamente medicina.
Auri foi além. Destacou todo o empenho em prol da Udesc e certa frustração pela maneira como ela foi instalada em Caçador.
“A promessa da Udesc em Caçador é de que ela viria com força e determinação para fazer a diferença e isso não aconteceu. Então, que esta universidade venha com força e determinação e que se pense em trazer para nós uma universidade que atue na área da saúde que ainda é um grande problema de Caçador hoje”, disse.
Universidade Federal 2
Agora, o que não pode acontecer é o início de uma disputa para a vinda da Universidade Federal para a região. E parece que é isso que vereadores de Fraiburgo estão querendo fazer.
O pior é que somente depois de toda a articulação já feita, moção entregue para o reitor há quase um ano solicitando a vinda para Caçador, organização para uma audiência pública, os nobres edis fraiburguenses tomam a iniciativa de encaminhar um documento pedindo que a instalação seja feita lá terra deles.
Várias autoridades caçadorenses estão empenhadas na vinda da Universidade, incluindo o prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, os vereadores do PT, Flavinho, Valmor e Ricardo, além de vereadores de outros partidos que deram apoio à causa, como Alencar Mendes, Cleony Figur, Jorge Savi e Wilson Binotto, bem como as lideranças empresariais, entidades, clubes de serviço e comunidade.
Fica fácil, aos fraiburguenses, depois do bolo feito e da cerimônia montada, querer chegar e roubar a noiva.
Além disso, o documento lido por um representante dos vereadores trazia um sentimento de “coitadinhos”, mas antes de tudo isso feito os fraiburguenses não tiveram a ideia.
Universidade Federal 3
Interessante é saber que Fraiburgo está querendo atravessar a iniciativa caçadorense, mas a Prefeitura nem ao menos cumpre com seus acordos com a UNIARP, que está lá instalada. Prova disso é a falta de apoio financeiro para a realização do seminário de administração que aconteceu naquele município no ano passado.
Universidade Federal 4
Outra coisa que cansou foi ouvir verdadeiras palestras de algumas pessoas que se inscreveram para fazer perguntas ou dar opiniões. Em um deles, o cidadão ficou com o microfone por quase 15 minutos se vangloriando por, segundo ele, a ideia ter saído há mais de 7 anos em uma conversa que ficou apenas na conversa, porque de concreto, nada. Mais um querendo se tornar o pai da criança depois de tudo organizado.
Poluição
Essa foto mostra um exemplo claro da falta de consciência e desrespeito com o Rio do Peixe. Bem no meio, um pneu boiando. É essa água que tomamos.
SDR
Fontes do Além informam que as coisas não andam muito bem dentro da SDR de Caçador, principalmente depois da última reunião do Conselho de Desenvolvimento, em Macieira.
Isso porque um documento, vindo do setor jurídico da SDR, solicitava a anulação da reunião anterior, em Macieira, porque a diretora-geral, Sirley Ceccatto, assumiu a posição de presidente do Conselho com a saída do secretário Chico Stephanes.
O documento foi lido para os conselheiros, que derrubaram o pedido. Além disso, o secretário Chico fez duras críticas ao assessor jurídico, Romualdo Machado.
IPTU
Os novos carnês do IPTU devem estar na mão dos caçadorenses nos próximos dias. Aqueles antigos, com aumento, devem ser ignorados. Quem já efetuou o pagamento, deve procurar o setor de tributação da Prefeitura para que aconteça o reembolso.